MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
22/11/2013
REVIEW - CINEMA: SOBRENATURAL - CAPÍTULO 2
 
 
Sobrenatural: Capítulo 2
 
 
 
 
 
 
 
 


James Wan já se provou um dos poucos bons diretores de filmes de terror da atualidade. O gênero, aliás, vem ganhando força, com bons lançamentos, como não acontecia faz vários anos. Infelizmente, Wan está deixando o terror de lado, bandeando para a ação, assumindo a franquia Velozes e Furiosos.

Sua “despedida” do gênero é Sobrenatural: Capítulo 2 (Insidious: Chapter 2). Tendo início exatamente onde o anterior acabou, o longa segue a receita à risca, criando mais um terror com bastante suspense, que não apela para mutilações e mortes a todo o momento. Pelo contrário, a violência fica de lado, cedendo lugar para o suspense, um bom desenvolvimento dos personagens e um roteiro bem trabalhado, que pega elementos até pouco usados do primeiro filme, os ampliado e explicando.

A família Lambert quase tinha se livrado de seus problemas sobrenaturais, mas, como ficou claro ao final do primeiro filme, Josh Lambert (Patrick Wilson) não passou incólume pela experiência. O retorno da misteriosa figura de sua infância se torna o foco.

Continuar de onde o anterior parou deveria ajudar a não enrolar muito, não perder tempo explicando tudo de novo. De fato, isso não acontece, mas, por outro lado, depois das experiências pelas quais os Lambert passaram, cenas onde decidem tentar se convencer de que nada anormal está acontecendo se tornam bobas, e esse é o único defeito deste Capítulo 2.

Ao menos isso é deixado de lado rapidamente, e o filme volta aos eixos, sempre envolvente e muito bem amarrado aos acontecimentos do original, de uma forma que algumas pessoas já indicaram não entender. E aí entra um grande problema atual: a total falta de atenção dos espectadores, que recebem a explicação para os eventos, não entendem ou não dão atenção, e depois saem criticando o filme.

Sobrenatural: Capítulo 2 é um ótimo suspense, que até abre um pouco mais de espaço para o humor, na forma da dupla Specs (Leigh Whannell) e Tucker (Angus Sampson), já usados no filme original e ainda melhores agora. E é impossível não notar a influência de grandes clássicos como Psicose e O Iluminado na composição da trama.

Como toda boa franquia de terror, Sobrenatural já tem um terceiro filme anunciado, com uma ponta aprontada para isso, embora sem a engenhosidade da primeira. Resta saber se a franquia manterá sua qualidade sem o envolvimento de Wan.

Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Lin Shaye, Leigh Whannell, Michael Beach, Ty Simpkins e Danielle Bisutti. Roteiro: Leigh Whannell e James Wan. Direção: James Wan.

Veja também:
- Galeria com mais de 30 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Sobrenatural: Capítulo 2
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil