MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
23/08/2013
REVIEW - DVD: BATMAN LEGO - O FILME - SUPER-HERÓIS SE UNEM
 
 
Batman Lego - O Filme: Super-Heróis se Unem
 
 
 
 
 
 
 
 


Em Batman Lego – O Filme: Super-Heróis se Unem (LEGO Batman – The Movie: DC Super Heroes Unite), animação baseada no game LEGO Batman 2: DC Super Heroes, vemos os heróis da DC Comics em formas quadradas, diminutas, com a cara do famoso brinquedo que fazia nossa alegria na infância e que ainda atrai a molecada de hoje, mesmo após seus mais de 60 anos de existência, quando de seu surgimento na Dinamarca no fim da década de 1940.

Durante a cerimônia de “Homem do Ano” que Gotham City promove aos seus cidadãos mais ilustres, na qual concorrem ao título Bruce Wayne e Lex Luthor, o Coringa rouba a cena se dizendo merecedor do prêmio. O Palhaço do Crime faz uma entrada teatral no palco do evento, junto de seus capangas, Mulher-Gato, Duas-Caras, Pinguim, Charada e Arlequina, que começam a roubar os pertences dos convidados. Batman aparece, mas Coringa e seu bando fogem na última hora. O Homem-Morcego e Robin seguem no encalço dos vilões, mas apesar de todos os esforços, ninguém é capturado.

Lex Luthor se alia ao Coringa, que possui um gás capaz de fazer lavagem cerebral nas pessoas, com o intuito de alavancar sua posição nas eleições presidenciais que estão prestes a acontecer. Mas Batman e Robin não saem do caminho, como é de se esperar, e chamam a ajuda da Liga da Justiça quando a coisa fica feia.

Trata-se de um desenho infantil, com tudo o que o termo pode carregar: coisas bonitinhas, piadinhas inocentes, soluções simplórias, vasta gama de cores e ação, muita ação. São raros os momentos de sossego no filme, e quando acontecem, são abruptamente invadidos por alguma aparição inesperada que traz consigo um monte de bagunça. É o tipo de filme para não deixar a criançada parada no sofá um minuto sequer.

E como se trata de uma adaptação infantil do Universo DC, não espere qualquer compromisso com a cronologia oficial, fidelidade nas personalidades dos personagens ou a exposição “correta” das relações entre eles. Tudo aqui possui o único propósito de entreter a criançada, mesmo que para isso o Batman ou o Superman sejam transformados em heróis bobos e engraçadinhos. Robin, então... Não passa de um moleque ingênuo, reclamão e muito mais infantilizado que aquele que vemos nas páginas dos quadrinhos. Há muito mais humor do que se pode ver nas revistas, e praticamente todos os personagens soltam uma gracinha mais cedo ou mais tarde.

Aos adolescentes e adultos, é fácil se afeiçoar ao desenho devido à doçura da estética Lego. Mas o impacto inicial vai se desfazendo conforme o filme avança, até que deixa de ser novidade e, consequentemente, de chamar a atenção. E é nesse ponto que passa a não ser mais atrativo a um adulto, já que, conforme mencionado, o roteiro não é nenhuma primazia e o foco é direcionado na ação e humor. Mas se você não tiver paciência, certamente seu irmãozinho e irmãzinha vão amar. O problema será conter a vontade frenética que eles terão de brincar com as pecinhas LEGO após o filme. Portanto, se não tiver uma caixa cheia do brinquedo em casa, é melhor providenciar uma antes que comece o chororô.

Vozes originais: Clancy Brown, Troy Baker, Christopher Corey Smith, Travis Willingham, Laura Bailey, Brian Bloom, Steven Blum, Cam Clarke, Townsend Coleman, Rob Paulsen, Charlie Schlatter, Katherine Von Till, Erin Shanagher. Roteiro: Jon Burton e David A. Goodman. Direção: Jon Burton.

Veja também:
Galeria de imagens da animação
Notícias, vídeos e notas de produção de Batman Lego – O Filme: Super-Heróis se Unem
Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil