MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
17/05/2013
REVIEW - CINEMA: EM TRANSE
 
 
Em Transe
 
 
 
 
 
 
 
 


O que você acha daqueles filmes com enredo intrincado, que ora você pensa estar ciente de tudo o que se passa, ora parece não entender lhufas do que está acontecendo, e em determinados momentos fica frustrado por não ter o controle remoto à mão para voltar o filme, já que está no cinema? Gosta de roteiros que não são de fácil digestão e que te deixam com a cabeça a mil após o fim do filme? E o que achou do ritmo frenético dos filmes Quem Quer Ser um Milionário?, Extermínio e Trainspotting? Se respondeu de maneira positiva a todas a perguntas, corra ao cinema mais próximo.

Em Transe (Trance) é a nova empreitada do diretor britânico Danny Boyle, que virou cult pelos filmes citados acima, além dos bem-sucedidos, porém mais calmos, 127 Horas, Sunshine: Alerta Solar, A Praia e Cova Rasa. E a sua assinatura está explícita nesta nova produção: câmeras inquietas, ângulos incomuns, cores fortes, ou seja, muita plasticidade, tudo recheado com uma trilha sonora impactante, alta e bastante contemporânea. Boyle se renova a cada filme e busca nunca repetir a dose, sempre trilhando novos caminhos, mas mantendo sua sofisticada qualidade estética.

Com competente roteiro de Joe Ahearme e John Hodge (que já havia trabalhado com Boyle como roteirista de Cova Rasa), Em Transe conta a história de Simon (James McAvoy, o Charles Xavier de X-Men: Primeira Classe), um profissional de uma renomada casa de leilões que tem sérios problemas com jogos e apostas e, por isso, acaba se envolvendo com uma quadrilha para surrupiar uma famosa pintura. Durante o roubo, o sujeito toma uma bela de uma pancada na cabeça e acorda sem se lembrar do que havia tramado junto com seus comparsas. Como ninguém sabe do paradeiro do quadro e o líder da quadrilha (Vincent Cassel) não acredita na amnésia do leiloeiro, este acaba sendo levado a uma perita em hipnose (Rosario Dawson) para que ela busque na mente do rapaz onde é que o bendito quadro foi parar.

Parece simples, mas a coisa vai se complicando pouco a pouco até que todo o conforto pela aparente facilidade da trama seja arrancado sem piedade. Flashbacks e flashforwards se intercalam às imagens mentais de Simon e aos fatos lineares da história, tornando tudo muito mais interessante e enigmático.

Resultado disso tudo: um thriller criminal empolgante, surpreendente e que não deixa pontas soltas. Palmas, mais uma vez, para Danny Boyle!

Elenco: James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel. Roteiro: Joe Ahearne, John Hodge.  Direção: Danny Boyle.

Veja também:
Galeria de imagens do filme
Notícias, vídeos e notas de produção de Em Transe
Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil