MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
26/04/2013
REVIEW - DVD: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - PARTE 2
 
 
Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 2
 
 
 
 
 
 
 
 

A segunda parte de Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns) consegue ser melhor do que a primeira. E não é pra menos: os grandes confrontos, aqueles realmente aguardados pelos fãs, ficaram todos guardados para a conclusão.

Batman (Peter Weller) já está a todo vapor ao lado de sua nova Robin (Ariel Winter). E bem na hora: com a aposentadoria de Jim Gordon (David Selby), a polícia volta a caçá-lo, enquanto as ruas de Gotham City são tomadas pelos dissidentes da gangue dos Mutantes. Para piorar ainda mais as coisas, o Coringa (Michael Emerson) retorna mais violento e mortal do que nunca, e o confronto final entre os eternos inimigos enfim acontece.

E esse é o ponto negativo na animação. A derradeira luta contra o Coringa é anticlímax, não passa as sensações que deveria – apreensão, perigo, nervosismo. As cenas são paradas demais e mesmo a trilha não ajuda. Aquele que deveria ser o segundo ponto mais importante do longa acaba perdendo muito de sua força.

No entanto, o ritmo é retomado logo depois, quando o verdadeiro clímax acontece. Depois que uma detonação nuclear causa um blecaute em boa parte dos EUA, Gotham City está ainda mais nas trevas e as ruas são tomadas por todos os tipos de criminosos. Batman aproveita a chance para botar ordem em sua cidade, o que soa como um desafio ao governo americano. É então que o Superman (Mark Valley), o único super-herói sancionado pelo presidente, é enviado para deter seu antigo amigo.

Todo encontro entre Batman e Superman, por mais banal que seja, traz algo de marcante. Mas não há nada de banal em O Cavaleiro das Trevas. De início temos boas conversas cheias de cinismo entre os dois personagens, mas o que vemos depois é uma adaptação perfeita daquela que é até hoje a melhor luta entre os personagens.

Novamente com pouquíssimas alterações, essa segunda parte é talvez até mais fiel do que a primeira, o tipo de animação, como tantas outras já produzidas pela Warner Bros. adaptando os personagens da DC Comics, que merecia ter sido lançada nas telonas.

Vozes originais: Peter Weller, Ariel Winter, David Selby, Mark Valley, Michael Emerson, Michael McKean. Roteiro: Bob Goodman, baseado na obra de Frank Miller. Direção: Jay Oliva.

Veja também:
- Galeria com 17 imagens da animação
- Notícias, vídeos e notas de produção de Batman: O Cavaleiro das Trevas
- Review de Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 1
- Outros reviews e matérias
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil