MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
01/06/2011
MATÉRIA: X-MEN - A HISTÓRIA DO PROFESSOR X
 
 
Xavier e Fanático
 
 
Xavier contra Perigo
 
 
Illuminati
 
 
Massacre
 
 
Professor X Ultimate
 
 
Patrick Stewart como o Professor X
 
 
 
 


O novo filme dos heróis mutantes da Marvel Comics, X-Men: Primeira Classe traz, como todos os outros, uma enorme gama de personagens, alguns já bem conhecidos do público em geral, outros só lembrados pelos fãs mais fiéis dos quadrinhos. Com uma quantidade tão grande, fica difícil falarmos de todos, mas neste espaço vamos nos aprofundar um pouco no histórico de um dos protagonistas do filme: Professor X. Não detalharemos como o personagem é retratado em X-Men: Primeira Classe, deixando isso para o review da produção. Então comecemos a nos aprofundar na trajetória do homem que iniciou a história dos X-Men.

- PROFESSOR X
Charles Francis Xavier foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1963, e é o maior defensor da causa mutante, sendo inspirado na figura de Martin Luther King, Jr., sempre pregando a convivência pacífica entre humanos e mutantes. Sua aparência, por outro lado, foi inspirada no ator Yul Brynner.

Seus pais são Brian (um respeitado cientista nuclear) e Sharon Xavier. Ao contrário da maioria dos mutantes, Charles começou a desenvolver seus poderes telepáticos bem cedo, ainda criança, tendo como consequência a calvície ainda na adolescência. Perdeu seu pai em um acidente, mas logo sua mãe se casou com um colega de Brian, Kurt Marko, interessado apenas no dinheiro da família. É daí que se origina um dos maiores inimigos dos X-Men: o filho de Kurt, e portanto meio-irmão de Charles, Cain Marko, que posteriormente se torna o indestrutível Fanático.

Após a morte de sua mãe e padrasto, Charles se dedica aos estudos, se formando em várias especialidades, com ênfase na genética. Nos anos que se seguem, Charles conhece vários personagens que seriam importantes em seu futuro, entre eles o poderoso vilão Rei das Sombras, a ainda criança Tempestade e Moira Kinross (futuramente Moira MacTaggert, um grande amor de sua vida). Em uma visita a Israel conhece Erik Lehnsherr e logo eles se tornam grandes amigos. Ambos mutantes acabam se distanciando pelas opiniões contrárias sobre como a humanidade aceitaria a nova raça. É neste período também que Xavier mantém um relacionamento com Gabrielle Haller, que acaba por dar à luz seu filho, David Charles Haller, o problemático mutante Legião, quem Xavier só descobre existir muitos anos no futuro.

Pouco depois Xavier está na região do Himalaia, onde detém os planos de invasão do alienígena Lúcifer, mas a um grande custo, ficando paraplégico. A partir daí Charles decide estudar a mutação e dedicar todo seu tempo a ajudar os mutantes, transformando a velha mansão da família na Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier, tendo como primeiro aluno Scott Summers, o Ciclope. Sua primeira classe se torna a equipe dos X-Men, combatendo ameaças aos mutantes, bem como defendendo a humanidade de mutantes malignos, principalmente de Lehnsherr, agora o terrorista Magneto.

Nos anos que se seguem a vida de Xavier passa por muitas reviravoltas: ele é dado como morto em mais de uma ocasião; conhece a alienígena Lilandra, com quem tem um caso amoroso por muitos anos; e funda a equipe dos Novos Mutantes, numa época em que acreditava que a segunda geração de X-Men estava morta. Neste período é infectado por um ovo da raça alienígena Ninhada, o que destrói seu corpo. Porém, com a ajuda dos aventureiros espaciais Piratas Siderais, consegue se salvar através da transferência de sua essência vital para um novo corpo clonado, que inclusive não é paraplégico.

A alegria de voltar a andar logo é substituída por uma nova emergência. Gravemente ferido, Xavier se vê obrigado a deixar a Terra, para receber tratamento adequado no espaço, junto de Lilandra e os Piratas Siderais. Ainda pensando em seus colegas mutantes, deixa um então arrependido Magneto em seu lugar, administrando a escola e comandando os X-Men e Novos Mutantes.

Depois de muitos anos de aventuras no espaço, Xavier retorna à Terra bem na hora em que seus X-Men precisam se reestruturar. Antes mesmo que a equipe esteja unificada novamente, acontece um confronto com o também telepata Rei das Sombras, onde Xavier é novamente ferido, ficando outra vez paraplégico. Isso não detém o professor, que retoma o comando dos X-Men, transforma sua escola no Instituto Xavier e funda outra escola, essa dirigida por Banshee e Emma Frost, que treinam novos heróis na forma da Geração X.

Em um titânico confronto com Magneto, que quase custa a vida de Wolverine, Charles fica furioso e apaga a mente de seu antigo amigo, o deixando catatônico. A luta, porém, tem uma consequência imprevista: Xavier na verdade absorveu parte da essência de Erik, que se uniu a sua própria raiva oprimida e acabou por criar o vilão psiônico Massacre, que quase destrói Nova York e causa a morte (ainda que temporária) dos Vingadores, Quarteto Fantástico e outros heróis.

A liberação da criatura de sua psique deixa Xavier sem poderes. Arrasado pelo ocorrido, ele se deixa ser preso pelo governo, que o responsabiliza pelos atos do Massacre. Seus poderes se recuperam e ele ironicamente lidera uma nova encarnação da Irmandade de Mutantes, a equipe fundada por Magneto, até que mais uma vez retorna aos X-Men, mas por pouco tempo, pois logo parte mais uma vez para o espaço, onde treina uma facção mutante da raça de transmorfos Skrulls, chamada Komando K.

De volta à Terra alguns meses depois, Xavier sofre com a morte de Moira MacTaggert e reformula seu instituto, reunindo mais alunos mutantes do que jamais teve. É neste momento que Cassandra Nova, a irmã gêmea de Charles, que aparentemente havia morrido numa batalha intra-uterina entre eles, reaparece, tomando o corpo de Xavier para si. Se passando pelo professor ela revela ao mundo a verdadeira natureza do instituto, antes que Charles retome o controle de seu corpo.

Antes que possa tomar fôlego, Xavier conhece Xorn, um mutante curandeiro que usa suas habilidades para fazê-lo andar novamente. O que parecia uma boa notícia se mostra o prelúdio de uma nova tragédia, quando Xorn se revela sendo Magneto. Destruindo o instituto e tomando Nova York, o vilão torna Xavier paraplégico mais uma vez e mata Jean Grey, sendo em seguida morto por Wolverine.

Acontece que Xorn não era o verdadeiro Magneto. Abalado pelos acontecimentos, Xavier abandona os X-Men, deixando o instituto nas mãos de Ciclope e Emma Frost, e partindo para Genosha, um país devastado por Cassandra, que já foi governado por Magneto no passado. Lá ele reencontra seu antigo amigo e juntos lideram uma nova versão da equipe Excalibur. Pouco depois uma sequência de segredos começam a revelar um Xavier mais manipulador.

O primeiro evento é a revelação de que a Sala de Perigo, o local onde os X-Men treinam, é na verdade um ser sapiente chamado Perigo, que se revolta contra Xavier. Isso causa novo afastamento entre Xavier e seus ex-alunos. Em seguida, a perturbada Feiticeira Escarlate, guiada por seu irmão Mercúrio (ambos filhos de Magneto), usa seus poderes para alterar a realidade. Um novo mundo surge, onde Xavier morreu vários anos atrás e Magneto lidera os mutantes como raça dominante. Uma união de integrantes dos X-Men e Vingadores consegue reverter a situação, mas a Feiticeira Escarlate causa ainda mais problemas ao eliminar o gene mutante de quase toda a população mundial, deixando apenas pouco mais de 200 mutantes ativos.

Os X-Men não conseguem encontrar Xavier no mundo restaurado, só reencontrando seu mentor, novamente capaz de andar e sem poderes, quando a ameaça de Vulcano, o irmão esquecido de Ciclope e Destrutor, surge. Neste cenário é revelado mais um segredo do passado de Xavier: ele reuniu uma geração perdida de X-Men que teve uma única missão que acabou em desastre. Vulcano, agora um vilão poderosíssimo, fazia parte desse grupo. A batalha com Vulcano, apesar de tudo, tem um bom resultado para Xavier, já que ele recupera sua habilidade telepática. Pouco depois, mais um segredo: Charles por anos fez parte dos Illuminati, grupo formado por alguns dos mais influentes supersseres do planeta.

Quando o primeiro novo mutante desde a dizimação causada pela Feiticeira Escarlate é detectado, uma verdadeira guerra eclode em torno dessa criança. Xavier quase morre no conflito após ser acidentalmente atingido por um disparo de Bishop na cabeça. Depois de um período em coma, Xavier desperta sem muitas de suas memórias, levando meses para se recuperar com a ajuda de vários aliados e inimigos, incluindo Magneto.

Recentemente, Xavier foi mantido prisioneiro de Norman Osborn (o antigo Duende Verde) durante seu Reinado Sombrio no Universo Marvel. Libertado pelos X-Men, ele novamente está ao lado de sua equipe, porém sem voltar ao posto de comando, que continua com Ciclope, agora líder de praticamente toda a raça mutante. Depois de tantas desavenças, a relação anteriormente de pai e filho entre eles ainda está muito abalada, e Xavier está muito preocupado com as decisões que Summers vem tomando.

No Universo Ultimate, selo da Marvel Comics com uma cronologia menos pesada, Xavier também é um mutante telepata (aqui tendo também limitadas capacidades telecinéticas), fundador dos X-Men, mas há algumas diferenças em sua trajetória. Nesta versão ele é casado com Moira MacTaggert, com quem tem um filho, a encarnação Ultimate de Legião. Ele abandona a família para fundar junto de Magneto uma sociedade mutante na Terra Selvagem, um oásis no meio da Antártica. Como no universo tradicional, as diferenças entre os dois os tornam inimigos, e Magneto é quem deixa Xavier paraplégico. É depois disso que Xavier funda sua escola e os X-Men, sempre assumindo abertamente que é um mutante.

Mais amoral do que sua versão normal, esse Xavier manipula mentalmente as pessoas quando julga necessário, inclusive apagando as memórias de várias delas, até mesmo de Magneto em certo momento. Nesta versão Charles teve casos com as mutantes Mística e Emma Frost. Em determinado momento, Xavier é aparentemente morto por Cable, nesta realidade uma versão futura de Wolverine. Na verdade Cable o levou para o futuro, restaurando suas capacidades motoras e o treinando para enfrentar Apocalipse. A batalha acontece de modo diferente: Jean Grey se torna a Fênix e promove uma nova chance para Xavier no presente, infelizmente deixando-o novamente paraplégico. O Xavier Ultimate foi assassinado pouco tempo atrás por Magneto.

Nos cinemas o ator Patrick Stewart interpretou Charles Xavier em X-Men, X-Men 2, X-Men: O Confronto Final e numa ponta em X-Men Origens: Wolverine. Sem grandes traços de seu lado mais manipulativo, esse Xavier é talvez a versão mais pacífica do personagem. Também teve uma grande amizade com Magneto no passado, e chegou a apresentar Moira MacTaggert como uma velha amiga no terceiro filme da saga. Foi neste mesmo filme que o personagem faleceu pelas mãos de sua aluna Jean Grey, então dominada pelo seu lado maligno, a personalidade Fênix. Numa cena pós-créditos, vemos que Xavier conseguiu transferir sua mente para o corpo de um homem comatoso sob os cuidados de Moira. Nos extras do DVD é revelado que esse homem seria um gêmeo de Xavier, que em consequência dos poderes mentais do irmão, nasceu com morte cerebral.

Veja também:
- Mais sobre os X-Men
- Notas de produção de X-Men: Primeira Classe
- Galeria com mais de 130 imagens do filme

  facebook


 
Tags : Marvel Comics, X-Men: Primeira Classe, Professor X, X-Men, PROFESSOR X, Charles Francis Xavier, Stan Lee, Jack Kirby, Martin Luther King, Jr., Yul Brynner, Brian, Sharon Xavier, Kurt Marko, Cain Marko, Fanático, Rei das Sombras, Tempestade, Moira Kinross, Moira MacTaggert, Erik Lehnsherr, Gabrielle Haller, David Charles Haller, Legião, Lúcifer, Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier, Scott Summers, Ciclope, Lilandra, Novos Mutantes, Ninhada, Piratas Siderais, Instituto Xavier, Banshee, Emma Frost, Geração X, Wolverine, Massacre, Vingadores, Quarteto Fantástico, Irmandade de Mutantes, Skrulls, Komando K, Cassandra Nova, Xorn, Jean Grey, Genosha, Excalibur, Sala de Perigo, Perigo, Feiticeira Escarlate, Mercúrio, Vulcano, Destrutor, Illuminati, Bishop, Norman Osborn, Duende Verde, Reinado Sombrio, Universo Marvel




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil