MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
06/04/2009
REVIEW - CINEMA: MONSTROS VS. ALIENÍGENAS
 
 
Monstros vs. Alienígenas
 
 
 
 
 
 
 
 



A ascensão da Pixar, sempre em parceria com a Disney, renovou o gênero animação nos cinemas, criando obras que divertem as crianças, mas que são um bom programa até mesmo para os adultos.

No rastro desse sucesso, muitas empresas voltaram a investir em desenhos animados, mas a mais bem sucedida (depois da Pixar, é claro), foi sem dúvidas a Dreamworks, que lançou sucessos como Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda.

Sua mais nova obra, novamente um grande sucesso, é Monstros vs. Alienígenas (Monsters vs. Aliens). Não só uma animação, é também um filme de ação, mais ou menos como foi Os Incríveis. Tudo começa com Susan Murphy (voz de Reese Witherspoon), moça que, no dia do casamento, é atingida por um meteoro. As energias contidas no meteoro a transformam numa gigante, o que imediatamente alerta o exército americano, que a confina numa base secreta, comandada pelo General W.R. Monger (Kiefer Sutherland).

Rebatizada como Ginormica, a moça conhece na base os outros monstros que o exército reuniu durante os anos: Dr. Barata (Hugh Laurie) – um cientista louco que virou uma barata humanóide; o Elo Perdido (Will Arnett) – um anfíbio que é exatamente o que seu nome já diz; B.O.B. (Seth Rogen) – uma criatura gelatinosa de inteligência ínfima; e o Insetossauro, um monstro gigante.

Quando uma invasão alienígena comandada por Gallaxhar (Rainn Wilson) deixa o exército sem opções, o General Monger decide recorrer aos monstros, prometendo libertá-los em troca de sua ajuda.

Logo que conhecemos os monstros, percebemos que o mix animação/ficção/ação tem mais um importante elemento. Todos os monstros são homenagens a clássicos da ficção e terror, englobando A Bolha Assassina, A Mosca da Cabeça Branca, O Monstro da Lagoa Negra, O Ataque da Mulher de 15 Metros e até mesmo O Homem Invisível. Isso sem contar o gigantesco Insetossauro, inspirado nas dezenas de monstros gigantes do cinema, grupo do qual Godzilla é sem dúvidas o mais famoso.

Com uma animação de primeira, Monstros vs. Alienígenas tem ótimas cenas de ação e humor da melhor qualidade. Ajuda muito o fato do elenco ser muito bem selecionado e adequado aos personagens que, mesmo não sendo exatamente humanos, lembram os atores que os interpretam. Ora, Hugh Laurie, há anos o doutor House na TV, segue sendo um doutor mesmo aqui. Seth Rogen segue no papel que definiu sua carreira, o do gordinho simpático. Kiefer Sutherland é um militar durão do mesmo modo que em 24 Horas. E Reese Witherspoon continua sendo a garota certinha da cidade pequena. Ou seja, o elenco está muito à vontade com seus papéis.

Contudo, quem rouba a cena é o Presidente Hathaway, ou melhor dizendo, o comediante Stephen Colbert. Quase um desconhecido no Brasil, ele é bem popular na TV dos EUA. Por aqui, embora não seja lembrado como um grande comediante, já é relativamente conhecido pelos leitores de quadrinhos, tendo encontrado o Homem-Aranha e até mesmo recebido uma campanha presidencial nas páginas dos gibis da Marvel. E sua “mania” política se repetiu no desenho. Seu personagem é o que arranca mais risadas, mesmo sem ser um dos principais.

Provavelmente a melhor animação da Dreamworks, Monstros vs. Alienígenas com certeza diverte muito mais aos adultos do que as crianças, principalmente pelas inúmeras referências à cultura pop (ou se preferir, ao mundo nerd). E, mesmo com um elenco de vozes tão ilustre e de acordo com os personagens, pode valer a pena encarar uma cópia dublada apenas pelo prazer de assistir ao filme em 3D.

Vozes originais: Paul Rudd, Stephen Colbert, Kiefer Sutherland, Reese Witherspoon, Hugh Laurie, Seth Rogen, Rainn Wilson, Will Arnett. Direção: Rob Letterman e Conrad Vernon.

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil