MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
10/07/2008
REVIEW - CINEMA: KUNG FU PANDA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Após um escorregão (dos mais feios) com Shrek Terceiro, a Dreamworks se recupera em grande estilo com o lançamento de Kung Fu Panda (Kung Fu Panda).

No novo longa-metragem animado, Jack Black faz a voz de Po, um atrapalhado e comilão panda que adora Kung Fu e simplesmente idolatra os Cinco Furiosos, os maiores lutadores vivos, que representam alguns dos diversos estilos de Kung Fu: Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-Deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). O panda, porém, não tem um pingo da habilidade necessária para se tornar um artista marcial.

Contudo, uma velha profecia o aponta como um herói lendário, e logo o Mestre Shifu (Dustin Hoffman) se vê obrigado a treinar Po, mesmo que não concorde. E o treinamento tem de ser feito rapidamente, pois o ataque do vilão e antigo pupilo de Shifu, Tai Lung (Ian McShane), é iminente.

Embora seja uma comédia, Kung Fu Panda respeita bastante as tradições chinesas em vários aspectos, fora o óbvio lado das artes marciais. A arquitetura, os cenários, o vestuário, e até mesmo a trilha sonora, que renega músicas atuais (ao menos durante a exibição do filme, se tornando mais livre logo no início dos créditos finais, quando Jack Black apresenta sua interpretação para a clássica Kung Fu Fighting, de Carl Douglas), tudo leva em conta a China antiga, reproduzindo com competência seus costumes.

O elenco reúne uma grande galeria de nomes famosos, nem todos tendo o destaque que merecem (na verdade o único defeito da produção), casos de Jackie Chan, Michael Clarke Duncan, Lucy Liu e Wayne Knight, por exemplo, todos dando voz a personagens divertidos, mas com participação pequena na trama. Ainda assim, nenhuma escolha foi feita à toa, pois todos os dubladores se encaixam perfeitamente em seus personagens, com destaque para Ian McShane, que parece Tai Lung até mesmo fisicamente. Na versão dublada, Lucio Mauro Filho e Juliana Paes entram no lugar de Jack Black e Angelina Jolie, respectivamente.

A qualidade da animação também é incontestável, principalmente nas muito bem elaboradas cenas de luta, que conseguem ser dinâmicas sem se tornarem confusas, remetendo ao estilo popularizado pela trilogia Matrix. A movimentação, a textura e a diversidade de personagens chega a impressionar.

Encontrando o equilíbrio entre comédia e ação, Kung Fu Panda traz mensagens otimistas, sem cair na armadilha de se tornar irritante, mantendo assim toda a diversão, no melhor estilo das boas comédias dos anos 80. É um filme que cumpre a promessa da frase já batida: “um desenho para todas as idades”.

Elenco: Jack Black, Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Jackie Chan, Lucy Liu, Ian McShane, Michael Clarke Duncan, Seth Rogen, David Cross, Wayne Knight. Direção: John Stevenson, Mark Osborne.

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil