MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
08/05/2006
COLUNA - EDITORIAL DE J.J.JAMERSON: OS MICRONAUTAS
 
 
The Micronauts #1
 
 
The Micronauts #2
 
 
Ao lado dos X-Men
 
 
The Micronauts: The New Voyages
 
 
Micronautas pela Image Comics
 
 
Micronautes: Revolution pela Image
 
 
A estréia no Brasil
 
 
Contra o Barão Karza
 



:: Outros universos: o Microverso
Eu já escrevi sobre realidades alternativas. Mas tanto a Marvel quanto a DC sempre tiveram outras dimensões que eram usadas vez por outra. O exemplo mais claro na DC é o Multiverso no período pré-Crise e o Hipertempo no pós-Crise. Na Marvel, um destes universos “paralelos” (e não alternativos) é o Microcosmo, cujos personagens mais famosos são os Micronautas.

Mais famosos, porém não os únicos, já que Jarella, a eterna princesinha esmeralda apaixonada pelo Hulk viveu no mundo conhecido como Kai, criado antes da série The Micronauts. Apesar de não ser muito freqüente, o Hulk já viveu algumas aventuras lá. Existe também o Universo de origem de Hipérion, do Esquadrão Supremo (não confundir com o homônimo de Poder Supremo) e do Homem-Psíquico, um vilão do Quarteto Fantástico.

Em síntese o Microverso é semelhante ao Multiverso, ou seja, diversas dimensões paralelas, que para serem acessadas não basta apenas mudar o padrão vibracional, mas o tamanho até limites microscópicos. Quanto menor mais longe...


:: Produtos licenciados
De 1976 a 1980 a guerra entre Marvel e DC gerou frutos amargos. Lutando por uma posição de status como “a editora que mais vende” ou “a editora que tem mais títulos mensais” muitos títulos secundários tinham tratamento menos nobre, em especial (infelizmente) na DC, daí o DC Implosion.

Neste período, buscando leitores de outras mídias a Marvel assina contratos para publicação de personagens criados para o cinema (Star Wars), TV (Planeta dos Macacos) e brinquedos (Micronautas e mais tarde Rom).

É bom não ficarmos muito surpresos já que muitas séries conhecidas surgiram de modo semelhante: GI JOE/Comandos em Ação, Transformers e He-Man. É uma interessante troca, já que os colecionadores dos bonecos se interessam pelos quadrinhos através da série mensal, e alguns leitores migram para a coleção de bonecos.


:: Os bonecos
Os Micronautas (The Micronauts)
foi uma série de brinquedos espaciais interconectáveis, com figuras de heróis, vilões e soldados, além de veículos e bases, produzida pela Mego Corporation entre 1976 e 1980.

A grande qualidade da série era que por serem interconectáveis, partes de um boneco poderiam ser conectadas em outros, ou nos veículos e bases. Isto foi considerado um grande avanço no desenvolvimento da criatividade e habilidade das crianças. O mais próximo deste modelo de brinquedos aqui no Brasil seria a série Playmobil da Grow. Houve durante este período 5 séries, sendo lançada uma por ano.

Nos quadrinhos, há pequenas alterações para tornar alguns personagens mais atrativos aos leitores, como o caso do boneco Space Glider, que se tornou o personagem Comandante Arcturus Rann. Houve ainda o acréscimo de outros personagens como Besouro (Bug), a Princesa Mari, entre outros, criados especialmente para os quadrinhos e que por isso pertencem à Marvel Comics e não podem ser usados em séries de outras editoras.

Recentemente, a Image publicou uma série com os personagens, mas sem grande sucesso comercial, aproveitando em parte a euforia do revival dos anos 80 do qual fizeram parte He-Man e Thundercats.


:: A série

Na Marvel Comics, The Micronauts teve duas séries e uma mini-série:

• The Micronauts – Volume 1, que teve 59 números, mais dois Annuals;
• The Micronauts versus The X-Men, uma minissérie em 4 números;
• The Micronauts: The New Voyages, que encerrou sua carreira com 20 números publicados.

Iniciada em 1978 a série lembra a estrutura de outra famosa série: Star Wars. Com pequenas modificações está tudo lá: a princesa, o príncipe, o vilão de armadura com poderes místicos, o corsário com a nave e os robôs – em alguns momentos peças chaves para a trama.


:: No Brasil

Os Micronautas aportaram no Brasil em Heróis da TV #73 (julho/1985) da Editora Abril e faziam parte de um discreto projeto de ampliação de personagens, assim como de publicação de material licenciado da editora norte-americana. Nesta época, a Editora Abril publicou Indiana Jones, Guerra nas Estrelas e material como Manto & Adaga, várias aventuras de Marvel Premiere que não tinham uma conexão real com a cronologia adotada pela editora para o restante das publicações da Marvel, publicou entre outros Deathlok, Senhor das Estrelas e a série em preto e branco Aventura & Ficção, que no início trazia aventuras da Marvel e Marvel-Epic, e meses depois passou a publicar também material nacional e da Humanoids.

Como era de praxe na Abril, a série foi interrompida com a promessa de “em breve” uma nova história, e ficamos a ver navios. No meio da década de 1990, os “Micronautas da Marvel” apareceram na série Cable, e retornaram como coadjuvantes fixos no Capitão Marvel de Peter David, já que Genis-Vell não trocava os átomos e era arremessado para a Zona Negativa como seu pai, mas sim para o Microverso.

Veja um resumo das aventuras próprias do grupo publicadas no Brasil:

• The Micronauts #1 – 1978/Heróis da TV #73, Editora Abril (julho/1985)
Apesar dos esforços dos rebeldes, o maligno Barão Karza consegue aprisionar o Príncipe Argon, porém sua irmã, Mari, consegue fugir. O Comandante Arturus Rann retorna de sua viagem de mil anos pelo Microverso, tempo que passou em hibernação na nave Pioneiro enquanto, através do robô Biotron, fazia contato com novas civilizações, e é aprisionado pelas tropas de seu milenar ex-professor, o Barão Karza! Graças ao auxílio de Besouro e Acrólito, membro da raça de mesmo nome, Rann consegue fugir e descobre que durante os mil anos de sua ausência seu planeta continuou a evolução científica e descobriu o Impulso Warp, e utilizando-se deste mecanismo Karza dominou centenas de raças alienígenas. Os três contatam a Princesa Mari, agora Marionette, e enfrentam os robóides de Karza, que tem como auxiliar um acrólito, o Príncipe Shaitan, irmão do Acrólito. Com o auxílio do Viajante do Tempo os heróis conseguem fugir do Microverso e vêm para a nossa dimensão.

• The Micronauts #2/Heróis da TV #73
Nossos heróis chegam à Terra e descobrem um mundo de gigantes, mas são perseguidos pelas forças do Príncipe Shaitan. Karza revela ter um plano especial para o corpo do Príncipe Argon, já que os corpos de rebeldes capturados vão para um banco de corpos onde os ricos podem adquiri-los e trocar de corpos, prolongando indefinidamente seu tempo de vida. Os Micronautas fazem contato com o garoto humano Steve Coffin que os auxilia a derrotar parte da armada de Shaitan.

• The Micronauts #3/Heróis da TV #74
Ray Coffin, pai de Steve, recolhe restos das naves encontradas em seu jardim e entra em contato com um dos departamentos do Cabo Canaveral, já que ele é um ex-astronauta. Os Micronautas enfrentam o restante das forças de Shaitan, confundindo sensores e transeuntes e acabam avariados e deixando o Besouro no quintal dos Coffin.

• The Micronauts #4 – 1979/Heróis da TV #77
No Planeta Lar, o Barão Karza aprisiona rebeldes para servirem de doadores para seus bancos de órgãos. Ele pretende encontrar e matar o líder rebelde Lesma. Ray leva Steve e os restos das naves para o Centro Laboratorial de Engenharia Genética para serem investigados pelo ex-colega Phillip Prometheus, e de carona leva o micronauta Besouro.

• The Micronauts #5/Heróis da TV #81
Os Micronautas invadem o Cabo Canaveral enquanto Prometheus revela já ter feito contato com os micro-universos e que construiu o Poço de Prometheus para acessá-los. Enlouquecido, Phillip revela ter se tornado um ciborgue e exige que Steve lhe diga onde estão os exemplares vivos do Microverso. Os Micronautas interferem, mas Prometheus tenta jogar Steve no Poço para testar o equipamento. Disposto a salvar seu filho, Ray pula com Prometheus no Poço, e ambos vão ao Microverso. No Planeta Lar o Príncipe Argon ressurge como rebelde após ter sido transformado em um centauro pelo Barão Karza.

• The Micronauts #6/Heróis da TV #82
Steve e os Micronautas fogem do Cabo Canaveral e confundem os policiais terráqueos. No Microverso, Raymond é resgatado pelo Viajante do Tempo, enquanto Karza é avisado pelos Sacerdotes Negros da invasão dos terráqueos. Lesma liberta Argon.

• The Micronauts #7/Heróis da TV #86
Steve está depressivo pela perda do pai. Marionette compreende melhor a relação de Rann e Biotron, quando o robô exibe sonhos do comandante que contam sua partida do Planeta Lar e seu contato com a Força-Enigma. Enquanto isso Karza captura o enlouquecido Prometheus, e os Sacerdotes Negros contatam Lesma e Argon. Steve e seus diminutos amigos ainda têm que enfrentar o sempre confuso Homem-Coisa. Por fim a Pioneiro é consertada. Karza, utilizando o corpo de Prometheus, chega a Terra através do Poço.

• The Micronauts #8/Heróis da TV #87
O Barão Karza ataca a guarda do Laboratório de Pesquisas do Cabo Canaveral e logo atrai a atenção dos Micronautas. Nossos heróis parecem destinados a perderem a batalha, mas a Força-Enigma usa Ray Coffin e o torna o Capitão Universo para enfrentar o Barão. Os Micronautas decidem retornarem ao Microverso e são seguidos por Karza. Os Viajantes do Tempo selam o Poço de Prometheus. No Planeta Lar Argon se estabelece como líder revolucionário.

• The Micronauts #9/Heróis da TV #91
Os Micronautas retornam ao Microverso e surgem próximos à órbita de Spartak, lar dos Acrólitos. O Príncipe Acrólito teme um pouco descer no planeta e fica surpreso ao saber que a lavagem cerebral que Karza e Shaitan fizeram em seu povo foi quebrada. Assim, retorna ao trono a tempo de resistir a um ataque do Barão que destrói parte da armada de Spartak. Então o Príncipe conhece o segredo ancestral da Essência Planetária. No Planeta Lar, Argon, Lesma, os rebeldes e os Sacerdotes Negros enfrentam as forças de Karza.

• The Micronauts #10/Heróis da TV #92
Karza derrota e captura Rann e Mari retornando ao Planeta Lar onde encontra a rebelião liderada por Argon e Lesma em estágio bem adiantado. A frota invasora de Karza ataca Spartak, mas o Príncipe Acrólito junto com a Essência Planetária destrói praticamente todas as naves. Ainda assim os soldados sobreviventes pousam no planeta e enfrentam a fúria dos Micronautas restantes e dos guerreiros acrólitos que derrotam as forças de Karza.

• The Micronauts #11/Heróis da TV #93
O episódio final da saga dos Micronautas contra o Barão Karza é bastante agitado, ainda que um tanto previsível. O Barão vê seu domínio ameaçado pela rebelião e decide enfrentar o Príncipe Argon, abalando a confiança do jovem ao mostrar Rann e Mari aprisionados. Após derrotá-lo Karza vê-se surpreso com a manifestação da Força-Enigma em Rann! Agora sim temos o duelo final entre bem e mal! Rann versus Karza! Sabendo ser impossível vencer Rann, Karza tenta utilizar seus últimos vestígios de poder para provocar um choque mental e destruir o planeta lar, mas acaba sendo a única vítima. Os Acrólitos chegam e com suas naves consolidam a vitória da Rebelião. Tendo concluído sua missão a Força-Enigma abandona o corpo de Rann.

• The Micronauts #12/Heróis da TV #93
Um epílogo para a saga. O Planeta Lar começa sua reconstrução e Rann recupera-se dos ferimentos junto com Mari, Argon, Lesma e os robôs; a falsa morte de Besouro é anunciada; Shaitan é julgado e morre em um duelo com seu irmão em Spartak e Besouro é entregue pela Força-Enigma em seu mundo natal Kalilak. O argumento dessas histórias foi de Bill Mantlo, com desenhos por Michael Golden e arte-final de Joe Rubinstein (#1 a 6), Bob McLeod (#7) e Al Milgrom (#8 a 12).


:: Comentários finais
A equipe era bastante competente, e a série só não sobreviveu porque estava presa ao formato de “espada e magia no espaço”, em que teimava em tentar escapar como com os encontros com os X-Men, sem contar os vários retornos de Karza.

Assim, com o encerramento da carreira de “Star Wars” no cinema, e o encerramento da produção dos seus próprios brinquedos, a série foi naturalmente perdendo público até não ser comercialmente viável, o quê não impediu que a Marvel tentasse mais duas outras vezes.

  facebook


Besouro
Boneco do Barão Karza
 
Tags : :: Outros universos: o Microverso, Marvel, DC, Multiverso, Hipertempo, Microcosmo, os Micronautas, Jarella, Hulk, Kai,, The Micronauts, Hipérion, Esquadrão Supremo, Poder Supremo, Homem-Psíquico, Quarteto Fantástico, Microverso, :: Produtos licenciados, DC Implosion, (Star Wars),, (Planeta dos Macacos), Micronautas, Rom, GI JOE/Comandos em Ação, Transformers, He-Man, :: Os bonecosOs Micronautas (The Micronauts), Mego Corporation, Playmobil, Grow., Space Glider, Comandante Arcturus Rann, Besouro, (Bug),, Princesa Mari, Marvel Comics, Image, He-Man, Thundercats, :: A série, The Micronauts, • The Micronauts – Volume 1, • The Micronauts versus The X-Men, • The Micronauts: The New Voyages,, Star Wars, :: No Brasil, Os Micronautas, Heróis da TV #73, Indiana Jones, Guerra nas Estrelas, Manto & Adaga, Marvel Premiere, Deathlok, Senhor das Estrelas, Aventura & Ficção, Marvel, Marvel-Epic, Humanoids, “Micronautas da Marvel”, Cable, Capitão Marvel, Peter David, Genis-Vell, • The Micronauts #1 – 1978/Heróis da TV #73, Editora Abril (julho/1985), • The Micronauts #2/Heróis da TV #73, • The Micronauts #3/Heróis da TV #74, • The Micronauts #4 – 1979/Heróis da TV #77, • The Micronauts #5/Heróis da TV #81, • The Micronauts #6/Heróis da TV #82, • The Micronauts #7/Heróis da TV #86




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil