MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
01/08/2014
REVIEW - HQ: ULTIMATE HOMEM-ARANHA - PODER E RESPONSABILIDADE
 
 
Ultimate Homem-Aranha - Poder e Responsabilidade
 
 
 
 
 
 
 
 


Recontar a história dos personagens sobre outros pontos de vista e outros enfoques não é nenhuma novidade para qualquer leitor de quadrinhos de super-heróis, já que as duas principais editoras do segmento, Marvel e DC, fazem isso com frequência. Seja em edições especiais, reboots ou linhas alternativas, vira e mexe as duas grandes potências do entretenimento pegam um de seus personagens mais populares e dão uma nova versão para o início de sua carreira como herói mascarado, geralmente sem acrescentar muitas novidades, apenas atualizando a ideia para o contexto atual. Portanto, a maioria dessas histórias não passa de caça-níquel, um remix irrelevante para dar um início pouco criativo a uma nova saga. Felizmente, para toda regra há uma exceção.

A linha Ultimate Marvel surgiu em 2000 com a intenção de atrair o público jovem e os adultos que não eram leitores de quadrinhos, mas que poderiam ser estimulados a iniciar-se na leitura de super-heróis após o sucesso dos filmes dos X-Men e do Homem-Aranha. Assim, nada mais sensato que começar tudo desde o início para que esses possíveis novos leitores não ficassem boiando na extensa e complexa cronologia dos heróis. As revistas retratam versões reimaginadas e atualizadas de alguns personagens e grupos da Marvel, e as equipes criativas têm bastante liberdade para se desprender das histórias antigas.

O Ultimate Homem-Aranha foi, logo de cara, um sucesso, pois trouxe de volta o Peter Parker adolescente, ingênuo e cheio de problemas juvenis que, de uma hora para a outra, se vê com habilidades semelhantes às de uma aranha, adquiridas após ser picado por uma aranha geneticamente alterada nos laboratório de Norman Osborn, pai de seu colega de escola Harry. Com seus recém-adquiridos poderes, Peter consegue resolver vários de seus problemas cotidianos, como as constantes sessões de bullying na escola, a baixa autoestima, a falta de dinheiro, a vida monótona de nerd superprotegido pelo tios com que ele mora, entre outros conflitos aborrecentes.

O resto é a história que todo mundo já sabe: o tio Ben é vítima de latrocínio e acaba morrendo, o que faz com que Peter repense seu comportamento recente e decida se tornar um vigilante sob o codinome Homem-Aranha, que atua nas ruas de Nova York para combater o crime e a injustiça. Peter tenta administrar a sua vida escolar, a namorada, a sua vida familiar com a viúva tia May e seu passatempo preferido: pendurar-se de prédio em prédio como o Homem-Aranha.

A diferença é que aqui não existe Gwen Stacy. O primeiro relacionamento amoroso de Peter é com a ruiva Mary Jane, ou ao menos é o que se faz supor neste primeiro volume, Poder e Responsabilidade. O primeiro supervilão que o Aranha combate é um Norman Osborn diferente, que não apenas veste uma fantasia extravagante de um duende esverdeado, mas uma vítima de um experimento autoincutido que teve seu corpo alterado para uma forma semelhante à de um... duende verde! E isso, é claro, o deixou maluco e doido para perseguir o pobre Peter.

As mudanças realmente foram sutis, mas o que importa é o retorno ao espírito das antigas histórias do Aranha, sem maluquices e invenções mirabolantes na cronologia, sem clones, sem alienígenas, sem braços em excesso... Ou seja, somente com os ingredientes que fazem do aracnídeo um dos personagens mais carismáticos e cativantes dos quadrinhos de super-heróis.

Ultimate Homem-Aranha - Poder e Responsabilidade (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 20) - 200 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 29,90 - lançado em junho de 2014 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Veja também:
- Notícias diversas sobre o Homem-Aranha
- Notícias diversas sobre o Universo Ultimate
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil