MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
20/06/2014
REVIEW - CINEMA: OLDBOY - DIAS DE VINGANÇA
 
 
Oldboy - Dias de Vingança
 
 
 
 
 
 
 
 


Entre 1996 e 1998 foi publicado o mangá Oldboy, escrito por Garon Tsuchiya e desenhado por Nobuaki Minegishi, sendo aclamado mundialmente em pouco tempo. Em 2003 foi lançada a primeira adaptação cinematográfica, uma produção da Coreia do Sul que teve ainda mais sucesso do que o mangá.

Com a onda de remakes que assola Hollywood, não foi surpresa quando foi anunciada a versão americana de Oldboy, mas ainda assim a notícia não foi muito bem recebida. Felizmente, o resultado final é muito bom.

Com direção de Spike Lee, Oldboy: Dias de Vingança (Oldboy) tem Josh Brolin como o protagonista Joe Doucett, que passa 20 anos aprisionado num quarto de hotel, sem sequer saber o motivo disso. Quando libertado, precisa entrar no jogo de Adrian (Sharlto Copley) para tentar descobrir a verdade sobre seu martírio, contando com a ajuda da caridosa Marie Sebastian (Elizabeth Olsen).

Brolin desempenha muito bem seu papel, nos convencendo de que é um escroto antes de passar por seus 20 anos de desgraça, depois se tornando um homem perturbado. Olsen, por outro lado, continua sendo uma atriz apenas mediana, convencendo em algumas cenas, mas não em muitas outras. Já Copley está caricato no bom sentido, estruturando um vilão distorcido que poderia roubar a cena se aparecesse mais.

Este novo Oldboy muda pouco em relação ao original, mexendo um tanto na motivação do vilão, mas mantendo até mesmo boa parte da ordem dos acontecimentos, alterando bastante apenas o clímax, algo esperado, afinal quem já viu o primeiro filme acharia muito chato rever exatamente a mesma história, por melhor que tenha sido feito o remake.

Em alguns aspectos, o remake é até superior ao original, principalmente no que diz respeito à atuação de Brolin, mais convincente. Por outro lado, a nova versão é menos escancarada visualmente. A única escorregada é no exagero da vigilância mantida por Adrian, especificamente na cena mais importante de todo o longa, algo que poderia ter sido evitado com um simples trecho mostrando algum personagem instalando uma câmera. Do modo como ficou se tornou um enorme furo no enredo.

De qualquer modo, Oldboy: Dias de Vingança é um grande filme, que nos prende do início ao fim e que não merecia estar passando tão despercebido.

Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Olsen, Sharlto Copley, Samuel L. Jackson, James Ransone, Lance Reddick. Roteiro: Mark Protosevich, baseado na obra original de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi. Direção: Spike Lee.

Veja também:
- Galeria com mais de 50 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Oldboy
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil