MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
03/06/2014
REVIEW - CINEMA: MALÉVOLA
 
 
Malévola
 
 
 
 
 
 
 
 


A moda dos filmes adaptando contos de fada famosos continua firme e forte, ainda que com pouquíssimas produções realmente dignas de nota. Felizmente, sempre há exceções, e Malévola (Maleficent) é uma delas.

Baseada no clássico A Bela Adormecida, a trama de Malévola, que quase foi dirigida por Tim Burton, mas acabou nas mãos do estreante Robert Stromberg, é inteligente por não repetir simplesmente a história original. Em vez de apenas recontar a história de Aurora (Elle Fanning), a Bela Adormecida, o filme muda totalmente de foco, contando a origem e explicando as motivações de Malévola (Angelina Jolie).

Não mais uma simples vilã, Malévola – aliás, quem daria esse nome a uma criança??? – ganha a simpatia do público rapidamente. Isso se deve a motivações bem trabalhadas, mas, principalmente pelo ótimo desempenho de Jolie. Ao contrário do que acontece na maioria das produções hollywoodianas, aqui nem diretor, nem estúdio estiveram à frente do projeto. Desde o anúncio do filme, foi Jolie quem tomou à dianteira, sendo não apenas a atriz principal, mas também produtora-executiva. E isso foi um belo acerto.

Malévola se beneficiou muito dessa dedicação de Jolie, algo de que necessitava, já que o diretor Robert Stromberg demonstra ser novo na função, se destacando mais nas cenas cheias de efeitos visuais, seu departamento anterior, mas pecando nas demais. Do mesmo modo, o elenco coadjuvante não se destaca. Mesmo o sempre ótimo Sharlto Copley não ganha muito espaço como o Rei Stefan, mais culpa do roteiro que não usa bem o personagem.

Jolie demonstra o tempo todo estar se divertindo no papel, transitando com habilidade entre cenas engraçadas e outras de dramaticidade teatral. Seu desempenho conquista o público e nos convence a ignorar quase por completo as deficiências da direção.

Os ótimos efeitos especiais e o visual deslumbrante – apesar da excessiva artificialidade das três fadas que protegem Aurora – criam um mundo lindo de se ver. Unido à interpretação de Jolie, isso basta para fazer de Malévola muito superior à média dos contos de fada renovados dos últimos tempos.

Elenco: Angelina Jolie, Sharlto Copley, Elle Fanning, Sam Riley, Imelda Staunton, Miranda Richardson, Juno Temple, Lesley Manville. Roteiro: Linda Woolverton. Direção: Robert Stromberg.

Veja também:
- Galeria com mais de 50 imagens do filme
Notícias, vídeos e notas de produção de Malévola
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil