EVENTOS E VARIEDADES
 
  
 
28/04/2014

Star Wars: o futuro do Universo Expandido

É muito comum que filmes e séries famosas acabem gerando continuações e prelúdios em outras mídias, como livros, quadrinhos e games. Pouco comum é que tais histórias derivadas sejam levadas em consideração quando o filme ou série ganha uma continuação nas telas. O que acontece é que os estúdios geralmente acham que só os fãs mais fiéis seguem os produtos derivados, então preferem ignorar essas tramas, para não tornar o produto principal complicado demais para o grande público.

Uma exceção sempre foi a saga Star Wars. Podemos dizer com bastante segurança, que toda a trama foi muito mais desenvolvida nos livros, games e quadrinhos do que nos filmes.

Mas isso muda agora, mais ou menos, já que a Lucasfilm preferiu ser evasiva. A empresa afirmou que a nova trilogia de filmes não apresentará a mesma linha do chamado Universo Expandido, para garantir surpresas aos espectadores e liberdade criativa aos realizadores. A coisa se torna confusa quando a empresa afirma que George Lucas sempre viu o Universo Expandido como algo a parte, embora apoiasse a iniciativa, somente os filmes e as animações de Clone Wars valem mesmo na cronologia estabelecida. Porém, durante os anos, o próprio Lucas e outras pessoas dentro da Lucasfilm falaram o contrário, mesmo que algumas histórias se contradissessem.

Segundo Kathleen Kennedy, atual presidente da Lucasfilm, escolhida para o posto pelo próprio Lucas, isso não significa que o Universo Expandido será ignorado completamente. Suas ideais, conceitos e personagens estão à disposição das novas histórias, inclusive já sendo reaproveitados na série animada Star Wars Rebels.

Para quem lê quadrinhos, isso tudo soa bastante como as confusas reformulações dos super-heróis, onde nunca se sabe o que vale e o que não vale mais.

Mas a Lucasfilm promete ser mais criteriosa no futuro. A partir de agora, os roteiristas de todas as mídias trabalharão juntos para criar uma cronologia coesa, e o primeiro passo está no anúncio de quatro novos livros a serem publicados em conjunto pela Disney Publishing Worldwide e Del Rey Books.

O primeiro livro, escrito por John Jackson Miller será Star Wars: A New Dawn, a ser lançado em setembro, servindo de prelúdio para Star Wars Rebels e mostrando como os protagonistas Kanan Jarrus e Hera Syndulla se conheceram.

A intenção a partir daí é lançar um livro a cada dois meses. Três já estão confirmados – Star Wars: Tarkin (escrito por James Luceno e estrelado pelo Grande Almirante Tarkin), Star Wars: Heir to the Jedi (por Kevin Hearne, estrelando Luke Skywalker) e Star Wars: Lords of the Sith (estrelando Darth Vader e escrito por Paul Kemp), todos com tramas com alguma interligação com a nova trilogia cinematográfica.

Os livros anteriores continuarão recebendo novas tiragens, mas agora adotarão o selo Legends para diferenciá-los.

O épico espacial Star Wars nasceu como uma trilogia cinematográfica em 1977, criada pelo roteirista/diretor/produtor George Lucas. A história acompanhava o jovem Luke Skywalker em sua ascensão como aprendiz de cavaleiro Jedi durante o combate contra o Império Galáctico, regido pelo Imperador Palpatine e por seu principal general, Darth Vader.

Os filmes foram um estrondoso sucesso, revolucionando o cinema de ficção científica e tornando-se um ícone cultural. Ao longo do tempo, surgiram gibis, livros, jogos de videogame e desenhos animados contando tramas paralelas, posteriores ou anteriores aos filmes (o chamado Universo Expandido). Entre 1999 e 2005, uma nova trilogia invadiu os cinemas, focando a queda da Antiga República e o surgimento de Darth Vader.

Veja mais sobre Star Wars

Veja mais sobre Eventos e Variedades

 

 


  facebook

 

 



 
 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil