HQ NO MUNDO
 
  
 
12/09/2008

Rory Hayes em coletânea pela Fantagraphics

O artista Rory Hayes é um dos mais desconhecidos criadores da chamada cena underground norte-americana. Contemporâneo de Robert Crumb e Harvey Pekar, o trabalho de Hayes foi esquecido no tempo, em boa parte devido à sua temática explícita e freqüentemente obscena.

Glenn Bray e Dan Nadel, editores da Fantagraphics, estão agora resgatando o trabalho e o legado de Hayes com o especial Where Demented Wented: The Art and Comics of Rory Hayes. Essa retrospectiva traz, em uma única edição, quase todo o trabalho de Hayes nos quadrinhos, além de cartazes de seus filmes caseiros, capas e pinturas raramente vistas.

Nadel disse que o objetivo era tratar a obra de Hayes com seriedade e colocar no livro trabalhos relevantes. A edição também apresenta alguns textos e uma entrevista com Hayes para aqueles que quiserem aprender mais sobre sua obra.

Rory Hayes era um cartunista americano cuja arte quase infantil rivalizava com uma temática quase sempre psicodélica, horrorosa e explícita. A maior parte de sua produção em quadrinhos se deu durante os anos 60 e 70, quando chegou a publicar em importantes revistas underground norte-americanas. Hayes nasceu em 1949 e morreu vítima de overdose em 1983.

A editora estadunidense Fantagraphics nasceu em 1976, mas apenas nos anos 80 passou a publicar quadrinhos. Ao longo dos anos, publicou autores undergrounds como Robert Crumb, os irmãos Hernandez, Joe Sacco e Daniel Clowes, entre outros.



  facebook

 

 



 
 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil