HQ NO BRASIL
 
  
 
24/06/2005

Quadrantes dos Quadrinhos: 24/6

Quadrantes dos Quadrinhos é o novo resumo do Neorama dos Quadrinhos. Agora em um novo formato, o Quadrantes dos Quadrinhos mostrará todos os dias, 10 notas seletas do mundo sobre a Nona Arte, com texto de Marko Ajdaric.

Confira as 10 notas de hoje:

Os vampiros voam mais longe

Petit Vampire, série que já rendeu a Joan Sfar prêmios e indicações nos principais certames do mundo (Angoulême, Eisner Awards, BD Sierre, etc) tem novos horizontes na Itália e no Brasil. Pelo que foi relatado por Diego Assis, em uma recomendável matéria sobre o crescimento dos álbuns no mercado brasileiro, na Folha de São Paulo desta quarta, o novo presente da Jorge Zahar chega ao Brasil antes do Natal. O anúncio se sucede à estréia da série em sua versão animada na televisão italiana, em maio, pela RAI Sat. Na França, a série produzida em 2004 vai ao ar pela France 3. A versão para TV, pelo que afirma o próprio Sfar, acompanha fielmente o espírito dos personagens, a começar pelo fato que todos os roteiros foram escritos por ele próprio. Quanto à associada série Grande Vampire, um filme com atores reais já está em produção. Confira neste vídeo de 3 minutos, um pouco do que tem encantado jovens de todas as idades: http://television.telerama.fr/edito.asp?art_airs=WEB1000996 .

A volta dos Muppets

A coluna semanal de quadrinhos do jornal italiano La Stampa trouxe, esta semana, mais uma bela notícia ´cavada´ pela agência ANSA e solenemente sonegada pela maioria das agências internacionais de notícias. A Disney já promoveu a volta dos Muppets, cujos direitos foram adquiridos pela empresa em 2004, em maio. A nova série, uma adaptação do Mago de Oz, está no ar na ABC americana, e um DVD já está anunciado. Pelo que pudemos ver, o espírito tradicional está mantido, e é de se esperar que os Muppets voltem a inundar o mundo em breve. Mas já dá para visitar a turma em sua nova página eletrônica: http://muppets.go.com/ .

Mais 3 do Quarteto
Os produtores do filme do Quarteto Fantástico anunciam a participação dos rockeiros do Velvet Revolver, a banda que reúne três ex-integrantes do Guns n´ Roses e o cantor Scott Weilland na trilha sonora do filme. O crossover não só é bom para a parceria, pois o novo disco da banda sai 3 dias antes da estréia mundial do filme (8 de julho), como também para o público. Dificilmente se poderia esperar uma escolha melhor em termos de talento associada a espaços nos meios de comunicação do que o Velvet Revolver. Para quem gosta dos gibis do Quarteto, mais um lançamento promete mexer com o carinho e com os bolsos dos leitores: uma edição restrita de ´Fantastic Four: Omnibus Vol 1´, volume de capa dura em 848 páginas que traz a republicação dos 30 primeiros gibis, como foram realizados por Stan Lee e Jack Kirby. O preço: 75 dólares. O filme também acabou dando ´o gancho´ aos colegas do Canal Pop de realizar uma interessante matéria sobre o filme jamais lançado do Quarteto Fantástico. Confira, aqui http://www.canalpop.mundoperdido.com.br/
news/6877/
.

Nós amamos você, Charlie Brown!

Numa época em que centenários e cinquentenários de pessoas e eventos que alargaram os horizontes da humanidade são esquecidos a todo momento, é bonito ver que Santa Rosa, cidade no sul da Califórnia, resolveu copiar o ´Peanuts on Parade´ a iniciativa que St. Paul, no Minnesota, cidade onde Charles Schulz nasceu, realizou pelos 50 anos de Charlie Brown e seus amigos. Com o nome de ´It´s Your Town Charlie Brown´, Santa Rosa espalhou, juntamente com a família de Schulz, 55 estátuas de mais de um metro por toda a cidade. As peças serão leiloadas em setembro, poucos dias antes do aniversário dos Peanuts (2 de outubro) . Várias outras iniciativas estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo, inclusive, uma série especial de selos dos correios australianos.

O novo de Gradimir Smudja

A Delcourt vai publicar em setembro o segundo álbum em que Gradimir Smudja se baseia em Henri de Toulouse-Lautrec para nos brindar com sua original mistura de pintura e quadrinhos. Já se pode ver a capa e 5 pranchas do álbum, que se chama: ´Le Bordel des Muses 2, Mimi et Henri´, neste link http://www.editions-delcourt.fr/previews1.php?id=1177.

As 1.001 Noites de Toppi

Dentre as centenas de títulos lançados no Saló de Barcelona, ´Sahrazad´, a adaptação de Sergio Toppi para alguns dos contos das Mil e uma Noites, foi das que mais maravilhou os amantes da Nona Arte. O próprio autor milanês esteve no Saló, a convite da Planeta DeAgostini, que teve a idéia de coligir em álbum esta singular obra publicada originalmente como série através da revista Linus, em 1976. Para brindar outras pessoas com a arte deste álbum, utilize o serviço da Tienda Dreamers, enviando a capa de Sahrazad como cartão virtual, neste link: http://dreamers.com/cgibin/plantilla.cgi?plantilla=../postales/plantilla.html&imagen=
http://tienda.dreamers.com/imagenes/47653.jpg
.
Já em Paris, Toppi será o patrono e convidado de honra do 4º festival Palais de la BD, evento que ocorre nos dias 15 e 16 de outubro, em um dos espaços mais nobres da cidade, a Conciergerie. A exposição, organizada pelas edições Mosquito, ficará aberta ao público bem depois do encerramento do festival: até 13 de novembro.

As curtas e sempre novas de Carlos Gimenez

Outra das obras mais apreciadas no Saló foi ´Sabor a Menta´, de Carlos Giménez, reeditada pela Glénat espanhola. Em Sabor a Menta, Giménez reuniu HQs curtas que não se enquadravam em nenhuma de suas séries, mas que acabaram sendo um marco na HQ de expressão européia por simplesmente mostrar que era possível quebrar a seqüência linear entre um quadrinho e outro. Na França, a pequena e mais que autoral Mosquito publicou, neste mês, outra obra do mestre madrilenho: ´Il Était une Fois dans le Futur´ , que apesar do título, não tem a ver com Dani Futuro, a primeira criação de Giménez a ser conhecida pelos brasileiros. Trata-se da tradução de ´Erase una Vez en el Futuro´, outra compilação de HQs curtas que inovou por ter mostrado, com também ineditismo, que a ficção científica pode ir além da fantasia e se tornar uma obra crítica.

MMOPRPG da DC
A DC Comics firmou um acordo com Sony e Warner pelo qual um jogo no estilo MMORPG com heróis da Marvel estará disponível em breve para os usuários do cartão Station Access Pass (que custa 22 dólares por mês), seguindo o exemplo da parceria Marvel/Vivendi. É uma pena que o anúncio oficial, ao invés de trazer detalhes sobre o que e quantos e quais personagens estarão disponíveis, divulgou auto-elogios das empresas envolvidas. Neste particular, a dupla Marvel/Vivendi tinha entrado em campo muito melhor.

É hora de London Comic Con

O London Film and Comic Con acontece nestes dias 25 e 26 e mostra mais uma forma dos ingleses realizarem festivais de quadrinhos: as maiores atrações, segundo a própria organização, são atores de cinema, como Charisma Carpenter (Buffy), Lou Ferrigno (Hulk), Val Kilmer (Batman), Cassandra Peterson (de Elvira, que está chegando ao 150º gibi, nos EUA) e Ron Perlman (Hellboy). Adicionalmente, é anunciada a estréia européia do 8º trailer de Serenity, o filme de Joss Whedon. Mas o time de quadrinhistas também é muito bom. Estão anunciados: David Lloyd, de ´V for Vendetta´, Leah Moore, a filha de Alan Moore que é sua colaboradora na série Albion, que está sendo lançada este mês, Mike Carey, de ´Hellblazer´, e Robbie Morrison e Brendan McCarthy, representado o time da revista inglesa 2000AD.

Comiqueando e mandando ver

Quem está trazendo atualizações das mais variadas e com um belo tratamento esta semana é a versão virtual da revista argentina Comiqueando, que recém voltou a circular em versão de papel. Confira o que está ao alcance do seu mouse:

1) Um especial sobre as 4 temporadas e o filme de ´South Park´ ;
2) A Panini/Marvel decidiu se instalar na Argentina e editar HQs para toda a América Latina;
3) Uma entrevista com Eduardo Risso (Batman e 100 Balas) sobre sua HQ depoimento do bairro portenho Parque Chas;
4) Um ensaio sobre a presença do mítico Pazuzu em HQs de autores tão diferentes como Jacques Tardi e Matt Groening;
5) Uma matéria  de fundo sobre o Festival Internacional de Cinema de Peñíscola.

Portanto, para começar o final de semana em companhia da inteligência ´comiquera´, clique aqui http://www.revistacomiqueando.com.ar/notas.htm . Mesmo que você tenha dificuldades com um ou outro aspecto do idioma espanhol, sempre vale conhecer fontes de informação com este perfil.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



Fantastic Four: Omnibus Vol 1
 
Le Bordel des Muses 2: Mimi et Henri
 
Comiqueando
Il Était une Fois dans le Futur


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil