HQ NO BRASIL
 
  
 
15/07/2005

Quadrantes dos Quadrinhos: 15/7

Quadrantes dos Quadrinhos é o novo resumo do Neorama dos Quadrinhos. Agora em um formato mais dinâmico, o Quadrantes dos Quadrinhos mostra todos os dias, 10 notas seletas do mundo sobre a Nona Arte, com texto final de Marko Ajdaric.

Confira as notas de hoje:

Milhões viram. E The Spirit voltou
Poucas vezes na história da relação entre quadrinhos e jornais diários houve um casamento de fatos tão feliz. Nesta quinta-feira o espanhol El País, um dos jornais de maior tiragem em toda a Europa, publicou o volume correspondente a The Spirit dentro de sua coleção ´Pasión por los Cómics´, por um preço ótimo para o padrão europeu: 2,50 euros. A iniciativa deve ter feito The Spirit ter sido folheado ou visto por alguns milhões de pessoas. No mesmo dia, a DC Comics aproveitou a San Diego Comic Con para informar que The Spirit vai voltar às gibiterias, a partir de 2006, em uma nova série, assinada por Darwyn Cooke. A melhor confirmação de que a notícia traz boas possibilidades de um The Spirit à altura da expectativa de milhões de leitores no mundo todo é que Bob Andelman, autor do livro ´Will Eisner: a Spirited Life´, a obra mais aguardada de 2005 sobre o genial quadrinhista publicou um número extra da Will Eisner eNewsletter, comemorando o fato como positivo. Também foi anunciado que Jeph Loeb, que está escrevendo o roteiro do filme de The Spirit com atores reais, vai escrever uma HQ a ser publicada em dezembro trazendo, lado a lado, Batman e The Spirit.

Lucca: dada a largada para 2.005
Nesta quinta-feira, chegou a primeira newsletter do festival de quadrinhos de Lucca 2005, um dos mais antigos do mundo (acontece desde 1966) e que já foi uma verdadeira lenda da Nona Arte, e que atualmente tem o nome de Lucca Comics & Games. Os organizadores colocaram no ar a página eletrônica do festival, que traz alguns detalhes interessantes para preservar o caráter de um festival de quadrinhos que vê nos videojogos um apoio para sua divulgação. Pela primeira vez, Lucca terá uma área exclusiva para os profissionais de quadrinhos realizarem encontros entre si e haverá um uso mais intenso de dispositivos multimeios para ampliar o alcance das palestras dos artistas presentes. A principal exposição virá do acervo do Festival e Museu de Angoulême (outro mais tradicional evento europeu da Nona Arte), com obras do mestre italiano dos quadrinhos Hugo Pratt, falecido há 10 anos. A decisão mais relevante para o futuro dos quadrinhos é a realização de um concurso chamado ´Lucca Project Contest´, que vai premiar projetos gerais que promovam a Nona Arte como um todo e que colaborem para que Lucca seja um ponto permanente de encontros dos quadrinhos; o concurso tem apoio da Scuola di Fumetto e da Scuola Internazionale di Comics, e tem no júri uma personalidade de respeitabilidade internacional: Laura Scarpa. A arte oficial do festival (na ilustração desta nota) é do quadrinhista lucchese Simone Bianchi, autor de ´Ego Sum´, série lançada em 2004 com excelente aceitação de crítica na Itália e na França. Sempre vale ressaltar que o evento tem o apoio direto da prefeitura local. 

Um game assinado por Mark Millar
Uma notícia simples, revelada na San Diego Comic Con, sobre a compra de direitos pela Microsoft para rodar em Xbox o jogo de MMORPG com personagens da Marvel revelou um festival de despreparo de vários setores da imprensa geral e específica para dar os contornos claros ao assunto. Como, no mínimo, os produtos chegarão às lojas reais e virtuais somente em 2008, é melhor esperar a poeira assentar para ter detalhes do que foi acordado. Preferimos, na edição de hoje, ressaltar o que tem contornos mais nítidos e com efeitos mais imediatos. Na própria San Diego Comic Con, a gigante dos jogos Electronic Arts confirmou que Mark Millar (X-Men, Quarteto Fantástico) e Jae Lee (Superman) estão participando do desenvolvimento do videojogo ´Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects´, que deve ser lançado no outono (lá) deste ano. Uma nova safra de super-heróis desenvolvida pela EA, chamada de The Imperfects, também estará incluída no jogo. Mark Millar declarou, com ênfase, que está entusiasmado com o projeto. 

A ZACK lança dossier Spirou
A ZACK (e suas variações, como a ZACK-Paraden) é a revista que divulga a mais tempo as bandes dessinées na Alemanha, com boa vendagem e em formato e preços populares. Esta semana, a ZACK lançou uma obra de referência para colecionadores e pesquisadores: ´ZACK Dossier 2: Spirou und seine Autoren´ (Spirou e seus autores)´, com tiragem limitada a 1.500 exemplares e preço de 39 euros. O volume de capa-dura, com 96 páginas ilustradas, traz uma amostra bastante completa de Spirou, Fantasio e seus amigos desde a criação por Rob-Vel até a realização atual pela dupla Morvan e Munuera e uma ´comicografia´ de Spirou. O 1º dossier da Zack tinha sido sobre o Tenente Blueberry, de Charlier e Giraud. Não chega a ser um consolo à altura do cancelamento da revista em holandês  de Spirou, mas é uma boa forma de mostrar as relações entre o público alemão e a BD. 

Truman Capote em novela. Gráfica
Um álbum que lançado no dia 7 pela Oni Press nos Estados Unidos pode enriquecer não só as estantes dos apreciadores da Nona Arte como também reforçar os laços das HQs com os leitores da melhor literatura americana do Século XX. ´Capote in Kansas´, obra de Ande Parks (roteiro) e Chris Samnee (arte), revela como um dos mais telentosos escritores dos EUA acabou se relacionando diretamente com a realidade de 2 assassinos em Holcomb, no estado do Kansas, em 1959, para escreveu seu mais premiado livro ´In Cold Blood´. ´Capote in Kansas´ é centrada não nos crimes, mas no esforço pessoal e no engenho que Capote uitlizou para concretizar ´In Cold Blood´. Várias listas seletas de bons lançamentos do mês incluem a obra. A graphic novel tem 128 páginas e custa 12 dólares. 

Orangutanez: os Gorillaz à moda argentina
No Quadrantes dos Quadrinhos de 23/06, nós noticiamos que Demon Days, o novo disco da banda virtual Gorillaz, estava tendo como principal forma de divulgação exatamente os desenhos do quadrinhista Jamie Hewlett. Parece que o recado do Gorillaz foi bem assimilado, pelo menos na Argentina, onde acabam de entrar em cena os Orangutanez, que reivindicam o posto de primeira banda virtual argentina, e que manda ver no nock. Os Orangutanez merecem atenção por alguns motivos: seu humor escrachado que acerta a mão, assumindo em boa medida, que fazem alguns plágios em seu disco de estréia, ´Suplemento Si...mio´, brincam bem com os signos da modernidade misturados com ícones da argentinidade e se afirmam com herdeiros da melhor tradição dos quadrinhos argentinos, a começar por Patoruzito e Hijitus. 

Presentes de gregos
Esta semana os portais gregos de quadrinhos nos trouxeram boas surpresas. Para além da confirmação de que os gregos continuam produzindo obras de humor gráfico com seu toque extremamente original, pela primeira vez encontramos publicado -em 2005 - um álbum, Babel, de um dos mais originais criadores de HQs, o mais que ´safado´ e engraçado italiano Massimo Mattioli. Mas o presente maior foi a oportunidade de falar da revista 9 com um foco na própria Nona Arte grega. Desde há algum tempo, procuramos uma oportunidade para falar desta revista que, para ser franco, não tem paralelo atualmente na América Latina em termos dos autores publicados e do tratamento gráfico. A 9 publica autores do porte de Quino, Boucq, Gimenez, Geluck, Aragonés, Zejlko Pahek, Vatine e Crisse, juntamente com  bons valores gregos. Nesta semana, no site da Comic Orange, encontramos uma página sobre o grego Dimitris Vitalis que inclui um texto bem humorado sobre ele (com resumo em inglês) e uma galeria que revela um artista de mão cheia. Além de 3 capas da ´9´, algumas reproduções mostram um artista com excelente domínio de mais uma forma de expressão através dos quadrinhos.

The Punisher a qualquer hora
O PSP, console portátil que a Sony vai lançar mundialmente dentro de alguns meses vai permitir ouvir música, jogar videojogos, tirar fotografias e assistir a filmes, em qualquer lugar (claro, para os seres humanos que tiverem acesso a esta engenhoca). Um novo formato está sendo criado para que os filmes possam ser rodados neste console: o UMD, Como a conversão não é automática, há um processo em curso de consultas e desenvolvimento tecnológico para que os filmes em geral sejam convertidos. Dentro do que nos interessa, já está em curso a conversão de pelo menos 2 filmes baseados em quadrinhos: ´The Punisher´ e  ´Liga dos Cavaleiros Extraordinários´, além do filme de animação ´Robots´ (Robôs).

A FECO tem uma nova presidente
Uma das entidades mais importantes que dialoga com os quadrinhos no Mundo é a FECO (The Federation of Cartoonists Organisations), que organiza cartunistas e grupos de cartunistas de 30 países e que completa 20 anos de fundada, em 2005. A cartunista argentina Marlene Pohle - que mora na Alemanha,- tomou posse como sua presidente-geral em junho, com mandato de 5 anos.  Na sua saudação de posse, Marlene Pohle assinala que ´é uma sorte que a FECO não seja uma república, porque o poder corrompe, mas sim uma democracia, que se realiza a cada momento. Esperamos que não só os cartunistas saibam se relacionar com esta democracia nos próximos 5 anos. Quadrinhos e cartuns têm tudo a ver e a ser vistos.

Novo programa para criar HQs
A Planetwide Games está lançando na San Diego Comic Con um novo programa informático para criação de quadrinhos, chamado ´Self Publishing Software for Video Games´, que permite criar, com facilidade, personagens e ambientes de quadrinhos a partir de screens de videojogos. Um detalhe sobre o cuidado para realização do software: um dos profissionais responsáveis por é o desenhista Boris Vallejo, dono de um dos traços mais marcantes e pessoais de toda a história dos quadrinhos. Para conhecer o produto, acesse sua página oficial.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



Festival de Quadrinhos de Lucca 2005
 
ZACK Dossier 2: Spirou und seine Autoren
 
Orangutanez
Capote in Kansas


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil