HQ NO BRASIL
 
  
 
12/07/2005

Quadrantes dos Quadrinhos: 12/7

Quadrantes dos Quadrinhos é o novo resumo do Neorama dos Quadrinhos. Agora em um formato mais dinâmico, o Quadrantes dos Quadrinhos mostra todos os dias, 10 notas seletas do mundo sobre a Nona Arte, com texto final de Marko Ajdaric.

Confira as notas de hoje:

Adeus, Byron Preiss
No dia 9, os quadrinhos e várias outras expressões da moderna inteligência norte-americana perderam Byron Preiss. Por mais de 3 décadas, Preiss foi uma das pessoas que melhor soube fundir imagens e textos em vários suportes. Nos anos 70, Preiss criou, com grande aceitação por estudantes e professores, The Block, uma HQ contra o uso de drogas. Preiss foi o primeiro editor americano a publicar, regularmente, quadrinhos adultos no formato de graphic novels, foi um dos editores da Komikwerks e, neste ano, venceu o Prêmio Harvey como editor de Blacksad 2.  Ao longo de sua vida, Preiss editou centenas de obras de quadrinhos, inclusive a série de revistas Weird Heroes, que reunia quadrinhistas tão diferentes quanto Jim Steranko, Esteban Maroto e Steve Englehart, ao longo de décadas. Sua carreira profissional também contou com trabalhos pra a Scholastic, Yahoo, Penguin, Random House, IMAX, Oxford University Press e Microsoft. 

A volta de Futuropolis
As editoras Gallimard e Soleil se associaram para fazer voltar às estantes da França uma das coleções mais significativas da história da BD, a Futuropolis, que publicava em formato A4 clássicos dos quadrinhos de várias linhagens, desde o Batman de Bob Kane até Zig et Puce, de Alain Saint-Ogan. O 1º voume da nova Futuropolis, a ser lançado em setembro, é ´La Véritable Histoire du Soldat Inconnu´, reedição de um volume de Jacques Tardi que já tinha sido publicado pela Futuropolis em 1974.

Um livro de cabeceira sobre action figures
A Dark Horse anuncia para 28 de setembro a chegada às livrarias e gibiterias dos Estados Unidos de ´Babes, Beasts, and Brawn: Sculpture of the Fantastic´, um livro de 160 páginas, ilustrado a cores, de autoria de Steve Kiwus, um dos grandes profissionais deste ofício, nos Estados Unidos, que já realizou mais de 1.600 action figures (os bonecos articulados criados a partir de personagens de quadrinhos). O livro traz dicas para novos profissionais e claro, dezenas de ilustrações. Com mais de 20 anos na área, Kiwus usa os recursos mais modernos de computação gráfica em 3D para realizar seu trabalho. Entre seus clientes de referência, incluem-se McDonald´s e Toybiz (a empresa de brinquedos da Marvel). Além de super-heróis e outros personagens de HQs, Steve Kiwus também produz bonecos de atores de cinema. Uma indicação sobre o trabalho de Kiwus pode ser conferida aqui, onde se pode ver a 1ª estatueta feita a partir da obra do grande artista do traço espanhol, Luis Royo. O livro tem preço anunciado de 20 dólares e o número de catalogação ISBN já definido: 1-59307-013-6.

A maior antologia da Komikwerks
Thrills & Chills é o nome da antologia de 21 HQs diferentes que a Komikwerks coloca nas gibiterias americanas em agosto, com 176 páginas em preto e branco, ao preço de 10 dólares, com trabalhos de Keith Giffen, Dwayne McDuffie, Rick Parker, Tom Mandrake, Dan Mishkin, Aaron Sowd, Benton Jew, Anson Jew, Shannon Denton e vários novos criadores. Desde já, a editora colocou online canjas de cada uma das HQs incluídas, que podem ser conferidas neste link.

O novo livro de Tom Spurgeon
Agora em julho, a Fantagraphics lança o 5º volume da coleção Comics Journal Library, série de livros ilustrados de Tom Spurgeon sobre a Nona Arte nos EUA.  The Great Comics Illustrators, dedicado a fazer um registro comentado da obra de 4 mestres da ilustração dos quadrinhos: Frank Frazetta, Burne Hogarth, Mark Schultz (Cadillacs and Dinosaurs) e Dave Stevens (The Rocketeer). Com farto material de ilustrações em preto e branco e formato quadrado (30 x 30 centímetros) a obra de 176 páginas tem preço anunciado de 23 dólares. Lembrando que Tom Spurgeon é o responsável pelo The Comics Reporter, um dos portais de referência sobre (muitos) quadrinhos nos Estados Unidos.

Um festival de BD em Cracóvia
Depois das bênçãos do clero local à tradução em polonês do álbum da vida do papa João Paulo II originalmente publicado pela Éditions du Triomphe), Cracóvia volta a ter um encontro com a bande dessinée: a diretoria do festival de Angoulême (o mais antigo festival de quadrinhos da França) juntamente com o Instituto Francês de Cracóvia já está em conversações com a editora Post, uma das 4 maiores casas que publicam quadrinhos na Polônia para realizar o evento. Assim, quem sabe, vamos ter uma desproporção menor dos quadrinhos em relação aos cartuns na Polônia, que é um país que já realiza inúmeros certames de alcance mundial no setor de humor de traço.

Sin City em 4 livros
Frank Miller´s Sin City Library I é o nome a coleção em 4 volumes de capa dura que trará todo o conteúdo de Sin City e que será lançada em grande formato (22,5 x 30 cms.) e papel de luxo pela Dark Horse, em outubro. No total, a coleção terá 840 páginas. O preço deve ficar em torno de 140 dólares.

Brasileiros around
O auto-emigrado (na Suíça) brasileiro José Roosevelt teve, enfim, direito a uma resenha de seu álbum ´À l´Ombre des Coquillages´ (lançado em abril, pelo selo suíço da La Boîte à Bulles), por BD Sélection, uma das fontes de resenhas que é mais respeitada no mercado bédeïste. Datada do dia 6, a resenha sublinha que Roosevelt resolve se dedicar cada vez mais a um quadrinho-arte, que não se esgota somente na HQ, em si, mas envolve boas porções de pintura e literatura, com um desfecho muito feliz, pois as novas aventuras em 192 páginas de Juanalberto e seus amigos são, ainda segundo a resenha, uma bela fonte de evasão da mente, e podem ser lidas e relidas. 

Um festival gascão
No dia 7 de agosto, a cidade de Éauze (ou Eauze dans le Gers), na Gasconha, uma das regiões da França de maiores relações culturais e linguísticas com Espanha e Portugal, realiza a 14ª edição de seu Festival de la BD en Gascogne. Entre os 35 autores que estarão presentes para sessões de autógrafos e alegrias dos fãs, teremos: Raoul Cauvin (Túnicas Azuis), Jo-El Azara (Taka Takata), Edouard Aidans (Tounga), François Corteggiani (De Silence et de Sang), Michel Blanc-Dumont (La Jeunesse de Blueberry e Jonathan Cartland), Hermann, (Bernard Prince e Jeremiah), Plessix (Le Vent dans les Sables), Walthéry (Natacha), Albert Weinberg (Barracuda e Dan Cooper) e Achdé, a quem entregaram os desenhos de Lucky Luke. O festival acontece sempre no 1º domingo de agosto e é uma das principais formas de divulgação da cidade, de menos de 5.000 habitantes.

Don Rosa na San Diego Comic Con
O mundo Disney vai estar muito bem representado na edição de 2005 da San Diego Comic Con. Praticamente tudo o que saiu das mãos do homem que recriou e enriqueceu a família dos patos da Disney vai estar em uma exposição, na noite de abertura do encontro, na quarta-feira, 13 de julho. Só quem vai ter direito de ver a ´The Don Rosa Collection´ são as pessoas que compraram o ingresso para todos os dias do festival. Infelizmente, o release oficial é absolutamente pouco claro sobre que tipo de comercialização este material terá depois do evento.

As capas de Lo Straniero, em mostra
Uma das revistas de arte que mais prestigia o quadrinho autoral na Itália é Lo Straniero, dirigida por Goffredo Fofi. Agora, a Livraria Feltrinelli, em Nápoles sedia uma exposição de capas da revista, até o dia 28.  Entre os autores presentes, uma constelação, que dá bem a dimensão da relação entre Lo Straniero e a Nona Arte: Gipi, Mattotti, Mattioli, José Muñoz e Gabriella Giandelli autora de Interiorae. A mostra ainda visitará Bolonha (em setembro) e Roma (em outubro).Aproveite e conheça a página eletrônica de Lo Straniero, que também é uma aula de animação em flash.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



Weird Heroes
 
Thrills & Chills
 
14ª Festival de la BD en Gascogne
Lo Straniero


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil