HQ NO BRASIL
 
  
 
11/07/2005

Quadrantes dos Quadrinhos: 11/7

Quadrantes dos Quadrinhos é o novo resumo do Neorama dos Quadrinhos. Agora em um formato mais dinâmico, o Quadrantes dos Quadrinhos mostra todos os dias, 10 notas seletas do mundo sobre a Nona Arte, com texto final de Marko Ajdaric.

Confira as notas de hoje:

Até sempre, Paul Deliège

Não se encontra mais entre nós, desde 7 de julho, Paul Deliège, o belga que criou séries de humor como Bobo, Krostons, Cabanon e Superdingue. Mas, com certeza, seus frutos ficarão entre nós durante muito tempo. Por dois motivos. Em primeiro lugar, Deliège fazia parecer tão fácil conseguir esta proeza que é roubar o riso de alguém que teve inúmeros seguidores. Além disso, o humor de Deliège é destas raríssimas obras de quadrinhos que só de vermos na estante ou de lembrarmos dela, a alma começa a sorrir. 

9 artistas e 1 DVD
´Telling Stories: the Comic Book Creators´ é o nome do DVD de 2 horas que está sendo lançado nos EUA trazendo entrevistas com os seguintes quadrinhistas Bruce Timm, Greg Rucka, Jimmy Palmiotti, Howard Chaykin, Geoff Johns, Steve Englehart, Trina Robbins, Adam Hughes e  Arnold Drake. O DVD, da Hero Video Productions (a mesma que realizou o DVD Terry Moore: Paradise Found), com preço anunciado de 25 dólares, traz depoimentos dos autores sobre seu trabalho e suas visões sobre a Nona Arte. Com tantos autores, o público acaba ganhando, pois as diferenças entre as visões acabam se tornando uma forma de realçar o aprendizado deles. 

Wander Antunes inaugura portal espanhol
Em junho, mais uma fonte de informações sobre quadrinhos entrou no ar: o  Comic Digital.Com, extensão da revista gratuita Fanzine Digital, da Espanha. Para a sua primeira capa, entre matérias sobre Batman Begins e uma entrevista com o quadrinhista espanhol Víctor Santos, os responsáveis pelo site preferiram estampar na capa uma resenha sobre o álbum ´El Ojo del Diablo´, com roteiros do brasileiro Wander Antunes, assinada por Antonio Núñez, que coincide com o conjunto das resenhas onde sempre a questão do ´podia ter mais´ aparece. Na resenha de Antonio Núñez, a síntese do pensamento é que Antunes e o desenhista Tirso Cons não precisam de centenas de páginas para entreter os leitores. Para registrar a primeira ´capa´ do site, nos fizemos uma cópia em formato MHT. Assim, além de manter o registro tal como estava o site, você pode navegar pelo Comic Digital como se estivesse no próprio site.  

O Goethe e os quadrinhos do Uruguai
O Instituto Goethe, uma dos mais tradicionais centros de difusão da língua alemã, cedeu suas instalações para a realização de uma reunião do Montevideo Comics, principal evento dos quadrinhos uruguaios, nos dias 2 e 3 de julho. Parece que a relação foi satisfatória, pois acaba de ser anunciado que o Goethe vai levar ao próximo encontro do Montevideo Comics (em 6 de agosto), Isabel Kreitz, uma das quadrinhistas mais importantes da atualidade para uma palestra. Além da palestra, Isabel Kreitz vai ministrar uma oficina para 15 desenhistas, de 4 a 25 de agosto. Para participar (inscrições até 22 de julho) o e-mail é tallerkreitz@montevideo.com.uy .

Cinema Panopticum chega aos EUA
Por fim, uma nova bela oportunidade para o público americano conhecer Cinema Panopticum, obra do suíço Carlos Ott, que teve sua primeira versão lançada em abril, para o salão Fumetto, em Lucerna. pela Edition Moderne, de Zurique. A Fantagraphics, responsável pela edição, coloca o álbum este mês no mercado dos Estados Unidos em 104 páginas em preto e branco, ao preço médio de 17 dólares. A unicidade da obra começa pelo fato de que não há uma única palavra em toda as 5 curtas estórias (16 a 20 páginas) que o compõem. Em segundo lugar, trata-se de um dos poucos casos em que uma obra de HQs de horror ganha aplausos unânimes por onde é publicada. As 5 estórias tem um assunto central, que versa sobre uma menina que tem apenas 5 moedas para ir ao Parque de Diversões e acaba usando estas moedas num cinetoscópio. Um motivo mais do que suficiente para Carlos Ott revelar faces pesadas da humanidade hoje: um possível apocalipse e certos ´experimentos´ médicos.  Cinema Panopticum também foi lançado, no mês passado, pela La Cúpula, no Saló de Barcelona, pela L´Association na França e na República Tcheca, pela Mot Komik. 

O fim de uma revista de 67 anos
Incrível. É o mínimo que se pode dizer desta decisão notícia. Pouco depois de um festival de comemorações pelos 3.500 números da revista Spirou, a  editora anuncia o fim da versão holandesa do semanário que encanta os jovens de todas as idades há 67 anos, a Robbedoes. Segundo a editora, o motivo são as baixíssimas vendas de Robbedoes, que andariam na faixa de 2.000 exemplares por edição.   

O Rei Davi, em HQ
David Shepherds Song é o nome da série que a Alias Comics está lançando nos Estados Unidos, baseada nas estórias de Davi, um dos maiores reis de Israel. Numa série de 3 gibis de 32 páginas, em cores ao preço de 3 dólares, o autor, Royden Lepp, não esconde que a HQ pretende despertar o interesse pelas estórias de Davi quando jovem, mas diz que seu objetivo é falar não somente ao público religioso. A qualidade da ilustração deve marcar os gibis, pois Lepp não é um leigo: sua profissão básica é a animação em 2D e 3D. Vamos aguardar as resenhas, para ver se a HQ cumpre o papel de trazer mais leitores para os quadrinhos.

Mär ganha o mundo
Parece que 2005 é mesmo o ano de Mär, o mangá de Nobuyuki Anzai (que também assina s série Flame of Recca). No Japão, o mangá virou série de animê em abril, com 18 episódios, inicialmente, pela TV Tokyo. O título foi lançado na Espanha pela filial da Ivrea, onde ainda está no número 1,  Nos EUA, o segundo volume foi lançado pela Viz, em junho  Na França, o mangá está ganhando uma série pela Kana, que começou a ser publicada este mês. Mär é uma abreviação de Märchen, que significa contos de fadas, em alemão. O mangá de fantasia conta a estória de um garoto de 14 anos, Ginta, que tem entre outros inimigos um grupo de peças de xadrez. 

Pratt com o selo da Einaudi
´Pratt & Corto: Storie di Disegni´ é o nome da obra que a editora Einaudi está lançando na Itália, este mês, de autoria do pesquisador Vincenzo Mollica, autor do já aclamado ´Paz:  Antologia degli Scritti e dei Fumetti di Andrea Pazienza´. Trate-se de um amplo painel sobre Hugo Pratt, que inclui desenhos raros do próprio Pratt e testemunhos em forma de entrevistas e de desenhos de autores do porte de Dino Battaglia, Milo Manara, Andrea Pazienza, Caio Tulio Altan e Guido Crepax. A obra tem 126 páginas e preço anunciado de 12,50 euros.

O brilho de GirlAMatic
O portal GirlAMAtic já ganhou inúmeros prêmios de crítica. Mas desta vez foram 4 de uma única vez, que confirmam a consolidação do site cuja principal pessoa é Lea Hernandez: Shaenon Garrity, Dave Roman, Adrian Ramos e Jenn Manley Lee foram os vencedores em suas categorias do 2005 Web Cartoonist Choice Awards, que premia as HQs publicadas online. De um ponto de vista comercial, a confirmação do valor das meninas do GirlAMatic veio do USA Today, um dos jornais de maior vendagem em todos os EUA, que vai passar a publicar as tiras de Svetlana Chmakova. Para conhecer o(s) valor(es) de Svetlana e de suas tiras, confira sua galeria no site do GirlAMatic.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



Krostons, de Paul Deliège
 
Cinema Panopticum
 
David Shepherds Song
Pratt & Corto: Storie di Disegni


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil