HQ NO BRASIL
 
  
 
08/07/2005

Quadrantes dos Quadrinhos: 08/7

Quadrantes dos Quadrinhos é o novo resumo do Neorama dos Quadrinhos. Agora em um formato mais dinâmico, o Quadrantes dos Quadrinhos mostra todos os dias, 10 notas seletas do mundo sobre a Nona Arte, com texto final de Marko Ajdaric.

Confira as notas de hoje:

Os museus de Jack Kirby

Jack Kirby, o criador do Quarteto Fantástico, dos X-Men, de Hulk e recriador do Capitão América ganhará em breve um museu online, como preparação de uma instituição que terá o nome de Jack Kirby Museum and Research Center. A dupla iniciativa tem o apoio direto de Lisa Kirby, filha de Jack, falecido em 1994, e pretende resgatar o lado de Kirby como fundador, ao lado de Stan Lee, de uma nova visão dos super-heróis. Ao lado de Lisa, os outros envolvidos no projeto são Randolph Hoppe, que é um dos principais organizadores de listas de discussão virtual sobre Kirby e e John Morrow, editor da revista ´Jack Kirby Collector, editada pela Twomorrows.´

Chuck Dixon desenha o Fantasma
´O veterano roteirista dos quadrinhos do Batman, Chuck Dixon, será o responsável pelo argumento da aventura (em dois capítulos) ´Slave Train´, a ser publicada em ´The Phantom´ 10 e 11. Esperamos que Dixon dê ao Fantasma o mesmo tratamento que, durante anos, ele concedeu ao Homem-Morcego! Nós vamos adorar!´. Este texto nós transcrevemos, com permissão, de Jean Covezzi, responsável pelo Fantasma News, que agora também se ocupa de trazer informações sobre Mandrake. Mantivemos o comentário de Jean Covezzi pois ninguém mais gabaritado que ele, não só pelo conhecimento, mas também pela dedicação em manter seu site para dizer que a editora Moonstone tem boas notícias, apesar da descontinuidade e da mudança constante de artistas assumindo o título.

Por 3 dólares (ou nenhum) um belo catálogo

A lista de gibiterias virtuais e/ou reais que trazem toques a mais entre Estados Unidos e Canadá é um dos pontos mais animadores para quem se dedica a escrever sobre Nona Arte, em relação a outras formas de difusão de produtos culturais. O exemplo que trazemos hoje é da Bud Plant, sediada na Califórnia, que completa 35 anos em 2005. A Bud Plant é uma gibiteria que não só procura trazer mais informações sobre cada gibi e álbum postos à venda online, com o também publica - ela própria - obras especiais sobre quadrinhos. Nós sugerimos a todos que conheçam, em especial, seu catálogo com 1.600 gibis, graphic novels, compilatórios e muito mais, que não custa nada se você puder pedir a um amigo que receba por você em território americano ou 3 dólares pelo valor do frete, fora dos EUA.

Earth X, integral

No dia 31 de agosto, as gibiterias americanas estarão recebendo uma compilação integral em capa dura de Earth X, ao preço anunciado de 50 dólares. Assinada por Jim Krueger e Alex Ross, a série procurou debater os rumos do Universo Marvel, numa tentativa editorial que procurou, de certa forma, tornar . Além de não ter os cortes que sofreu no Brasil (onde fui publicada com o título de Terra X), a publicação trará os 12 gibis da série, alguns extras, como extratos de uma edição especial da Wizard, em especial, artes inéditas de Alex Ross e uma capa nova do próprio Alex Ross. A série já teve direito a um sketchbook e a uma série de 3 encadernados, em 2002, e a uma outra compilação integral, só que bem mais cara (95 dólares).

Veja Tex em Roma

A maior fonte atual de aglutinação em torno de Tex, o principal título da editora italiana Bonelli (a maior editora de quadrinhos 100% italianos) e também a HQ western feita na Europa com mais títulos e traduções em toda a história da Nona Arte é uma mostra itinerante com originais e capas históricas, que esteve em exibição em Roma. A página eletrônica especialista Fumetto brindou os leitores de todo o Mundo usando alguns recursos de webdesign e apresento um slide-show da exposição, que pode ser  visto comodamente neste link. Além do slide-show de Tex, os outros do acervo virtual da turma do Leonardo são mais que recomendáveis, e incluem obras de Juan Gimenez e de Hugo Pratt além de ´todo´ o Jacovitti, uma bela forma de apresentar o criador de Cocco Bill e um dos maiores nomes dos quadrinhos italianos de humor em toda a história.

MirrorMask em prol do CBLDF

Mais uma vez, Neil Gaiman colabora com o CBLDF (Comic Book Legal Defense Fund, entidade que defende os quadrinhos e quadrinhistas dos ataques dos vários tipos de censura). Antecedendo a San Diego Comic Con, na noite de quinta dia 14, acontece a MirrorMask Welcome Party, em que um trailer do filme MirrorMask, realizado a partir de roteiro de Neil Gaiman (diretor do CBLDF) e direção do também quadrinhista Dave McKean. O valor sugerido ingresso para o encontro, que deve reunir boa parte dos quadrinhistas americanos presentes à convenção, é de 5 a 15 dólares. O filme só entra em cartaz nos cinemas americanos em 30 de setembro. A iniciativa conta com o apoio da editora de quadrinhos Dark Horse.

Um pouco do último Bételgeuse

Bételgeuse, o segundo ciclo de aventuras que reúnem as utopias saídas da criação do brasileiro Leo a estórias de ficção científica e um desenho cada vez mais apreciado pelos apreciadores da Bande Dessinée, chega às livrarias este mês na França, Suíça e Bélgica, em edição em francês e também na Holanda, pela Dargaud. A editora disponibilizou 5 páginas online, que podem ser apreciadas e conferidas neste link. Para ver a capa da edição holandesa, basta clicar aqui.  Na Alemanha, a série, com o título de Betelgeuze chegou em junho ao seu 3º volume, pelo selo da Epsilon, e também colhe as melhores críticas. Confira aqui, a capa deste volume, e neste link, a sinopse oficial.

O elenco da Kappa

A Kappa Edizioni, editora italiana especializada em quadrinhos, responsável entre outros pela publicação de Kappa Magazine, referencia na Itália em mangás,  pela republicação integral do Spirit, de Will Eisner (que acaba de chegar ao 6º volume) e pela manutenção de uma ´Scuola di Fumetto´, anunciou sua lista de lançamentos para setembro, que serve exemplarmente como cartão de visitas do selo. A pérola maior fica por conta de ´Autobiografico. Vite a Fumetti´, que reúne relatos quadrinhísticos autobiográficos de Will Eisner, Paul Chadwick, Sergio Aragonés, Eddie Campbell e Frank Miller, obra que promete ser referência para todos os pesquisadores dos quadrinhos na Itália e que terá 104 páginas (em preto e branco), ao preço de 12 euros. A Kappa ainda colocará nas lojas italianas ´Il Castello Errante di Howl´ a tradução da obra de onde saiu o filme ´O Castelo Encantado´ de Hayao Miyazaki, ´Roy & Al´, a paródia do mundo gay de Ralf König.

Os muitos frutos da Arboris

Listas de lançamentos de quadrinhos (conhecidas no jargão das HQs como checklists) às vezes permitem visualizar rapidamente a relevância de uma editora. No caso, estamos falando dos lançamentos recentes em holandês da Arboris, que incluem (entre outros): Moebius, Yves Swolfs, Boro Pavlovic, Segrelles, Paul Gillon, Eric Stalner, Munuera, Morvan, Corteggiani, Gimenez e Jodorowsky (4 volumes de compilações dos Metabarões), Dufaux, Zoran Janjetov, Giroud e Corbeyran. Se a lista por si só, já é maior do que o publicado em muitos países em termos de álbuns, e é um belo susto, a qualidade da produção do lado alemão da Arboris é do mesmo quilate, embora não traga o mesmo número de volumes publicados. A editora já chegou a publicar títulos simultaneamente em 4 idiomas, o que incluía também edições em dinamarquês e francês.

Novos meridianos do Quadrantes

Além de nossa colaboração com esta genial criação de Álvaro Pons que é o Tebelogs - a maior central de sites sobre quadrinhos do mundo - e com o Strip Vesti, fonte de informações sediada em Belgrado e que é referência sobre a Nona Arte para todos os artistas, pesquisadores e admiradores de quadrinhos dos países da antiga Iugoslávia (o site está em recesso de uma semana, mas na próxima atualização, deveremos contribuir com pelo menos 15 notícias), o Neorama dos Quadrinhos passou a colaborar com constância maior de dois portais que muito nos orgulham com a acolhida de nossas contribuições: o Central Comics, portal generalista sobre quadrinhos de Portugal e com o Agenda BD, portal de referência  dos eventos da Nona Arte de expressão francesa, com informações sobre eventos ao redor do mundo que envolvem a BD em língua francesa. Ontem, tivemos o início da colaboração de Fadão, cartunista brasileiro que já ganhou dois prêmios internacionais este ano, com artes editoriais exclusivas para o Quadrante dos Quadrinhos. Ainda sobre o humor de traço brasileiro, nós convencemos o ótimo cartunista, tirista e autor de artes editoriais que é Orlandeli a reunir em um único link 14 tiras de sua nova safra de ´Na Cozinha com Vândalo´, aonde um cão azul cria um político e um eleitor ideais. É ´sério!´. Aproveite o fruto de nossa insistência, e vá na cozinha do Vândalo, por esta porta.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



Jack Kirby Collector
 
Earth X
 
Betelgeuse
Arboris


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil