HQ NO BRASIL
 
  
 
06/09/2005

Opera lança Guia Oficial de Roteiro e Desenhos da DC Comics

Após surpreender os leitores com os acabamentos de luxo da Bizarro Comics!, 100 Balas: A Seis Passos da Morte e Ronin, a Opera Graphica surpreende com o lançamento do Guia Oficial DC Comics de Roteiros e Desenhos.

Pela primeira vez no Brasil, os desenhistas e roteiristas têm acesso a um guia oficial, em língua portuguesa, de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo.

Um box com dois volumes nos quais a DC Comics “destrincha” a maneira de se fazer histórias em quadrinhos dentro de seu conceito, seguido por seus artistas e escritores. “Guia Oficial DC Comics: Roteiros” e “Guia Oficial DC Comics: Desenhos” são os livros essenciais para profissionais e aspirantes que desejam aprimorar seu talento. Ótima leitura também para estudiosos e aficcionados por quadrinhos que queiram se inteirar dos mecanismos de produção de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo.

Franco de Rosa, diretor da editora, salienta que “o fato de terem sido criadas pela DC Comics acrescenta credibilidade às duas obras, pois os leitores terão a confiança de que encontrarão nelas as mesmas técnicas, normas e estilos de criadores responsáveis pelos mais importantes personagens de toda a história dos gibis”. 

O mercado norte-americano de quadrinhos sempre foi almejado por artistas que desejam se firmar profissionalmente; mesmo intensamente disputado, é grande o suficiente para abrigar todos os autênticos talentos que a ele ocorrem, mesmo os estrangeiros; muitos foram os brasileiros que nele se abrigaram, e a DC Comics foi uma das casas que os acolheram em grande número. Assim aconteceu com Marcelo Campos (Justice League America), Octavio Cariello (Green Lantern), Sergio Cariello (Batman), Ivan Reis (Superman), Renato Guedes (Smallville), Mike Deodato (Mulher-Maravilha) e Roger Cruz (Batman), dentre dezenas de artistas brasileiros que conquistaram seu espaço na América e se tornaram profissionais realizados.

“Roteiros” foi escrito por Dennis O´Neil, ninguém menos que o responsável pela trajetória de Batman e outros personagens da DC, em muitos anos. Na introdução do livro, assinada por Stan Lee, o “pai” da Marvel Comics diz que “Denny ajudou a elevar os quadrinhos da categoria de ‘coisa de criança’ e propiciou-lhes substância e inteligência”, e não esconde sua decepção pelo fato de o roteirista ter trocado a Marvel pela DC nos anos 1960.

Por meio de amostras de histórias de vários personagens de diferentes fases da editora, O´Neil parte da pergunta “O que são histórias em quadrinhos?” para estabelecer as bases para a criação de um roteiro, explicando os diferentes tipos de argumentos existentes. Após definir a terminologia utilizada pelos escritores, o autor fornece as instruções necessárias para quem deseja desenvolver roteiros dentro dos padrões profissionais da DC: estruturação de uma história, dramaticidade, caracterização dos personagens, desenvolvimento do roteiro etc. 

Além de ser ricamente ilustrado com amostras de diversas HQs já publicadas, o livro reproduz partes de roteiros da maneira que foram escritos, desenvolvidos e encaminhados para os desenhistas: trechos de scripts de Neil Gaiman, Archie Goodwin, Chuck Dixon, Roger Stern, entre outros, mostram os bastidores das aventuras que leitores do mundo todo desfrutaram nas páginas coloridas dos comics. O livro inclui ainda um texto escrito por Mark Evanier (co-criador do personagem Groo) falando sobre a criação de histórias de humor.

“Desenhos”, por Klaus Janson, não se restringe a passar para o leitor apenas teorias de anatomia, perspectiva e materiais a serem utilizados. O livro coloca o desenhista como peça fundamental para a eficiência da narrativa de uma história em quadrinhos. E ainda aponta as ferramentas necessárias para cumprir este objetivo: justaposição de quadros, composição, enquadramento, movimento e outros recursos são exaustivamente abordados por Klaus Janson. Sua experiência nos quadrinhos o habilita a instruir o leitor para essa empreitada. Janson fez a arte-final sobre os desenhos de Frank Miller na série “Batman: Cavaleiro das Trevas” e na fase de Miller, em Demolidor — sendo que neste último substituiu Miller na tarefa de desenhar o personagem.

Na introdução de “Desenhos”, Dick Giordano (lendário desenhista e ex-presidente da DC Comics) revela: “Foi uma tarefa fundamental apresentar todas essas informações de maneira tão facilmente digerível, voltadas tanto para indivíduos que se preparam para uma carreira nos quadrinhos como para o amador que quer elevar seu passatempo a um outro nível.”

Na história “Boa Noite, Meia-Noite”, da série “Batman – Black & White”, Klaus Janson demonstra, página a página, todos os passos da criação da aventura, desde o roteiro, passando pelas escolhas de enquadramento, subenredo etc. — o que foi ensinado em todo o livro é posto em prática nesta HQ.


Versão brasileira

A Opera Graphica não se limitou apenas a traduzir os livros originais da DC e editá-los da maneira como foram concebidos para publicação nos EUA. O formato maior e o acabamento das duas obras em capa dura tornam a versão brasileira mais luxuosa e requintada. Outro diferencial é o cuidado minucioso de Dario Chaves, que ao traduzir e adaptar a obra, valendo-se de sua experiência como editor, preocupou-se em atualizá-la com ilustrações mais recentes de diversos nomes importantes dos quadrinhos DC, acrescentando legendas que enriquecem o texto original.

Some-se a isto o trabalho de edição de arte de André Hernandez que, ao diagramar a obra, conseguiu fazê-la mais inteligível e vistosa que o original; também destacam-se as capas exclusivas do desenhista Renato Guedes (que pintou outras capas para a Opera Graphica, além de já ter desenhado histórias de Superman e Smallville para a DC) que, quando colocadas lado a lado, formam um único e belíssimo painel, retratando toda a grandiosidade da produção.

Os livros podem ser lidos separadamente, mas em conjunto formam uma “bíblia” para quem gosta de quadrinhos.

A caixa contendo o Guia Oficial DC Comics: Roteiros e o Guia Oficial DC Comics: Desenhos, com 144 páginas cada, custa R$ 139,00. Disponível na Comix Book Shop. Fone 11-3061-3893.


  facebook

Por: SPIDER sobre release

 

 



Guia Oficial DC Comics: Desenhos
 
Guia Oficial DC Comics: Roteiros
 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil