EVENTOS E VARIEDADES
 
  
 
10/08/2015

O Sistema dos Quadrinhos pela Marsupial

Lançado na França em 1999, Système de la bande dessineé, do pesquisador Thierry Groensteen, é um dos mais importantes livros acadêmicos sobre quadrinhos na Europa.

Pela primeira vez editado no Brasil, o livro será lançado pela Marsupial Editora durante as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, que ocorrerão na USP, em agosto, com o título nacional de O Sistema dos Quadrinhos.

As histórias em quadrinhos consistem em um modo de expressão sequencial caracterizado pela justaposição de imagens solidárias. Nelas, a condução da narrativa (a decupagem) e o gerenciamento do espaço (o layout) são duas operações indissociáveis, que estão em determinação mútua e constante. O livro propõe uma nova análise dos fundamentos da linguagem das HQs a partir da descrição minuciosa de suas unidades constitutivas, explicando cada um de seus mecanismos de produção de sentido.

A partir de exemplos ecléticos – analisados em ritmo progressivo e sempre com um viés pedagógico –, O Sistema dos Quadrinhos cria a base para uma reflexão sobre a própria natureza do meio. É um sistema que se apoia tanto na estética quanto na semiótica e, embora não deixe de lado as funções do verbal, estabelece a primazia do visual no discurso do quadrinho. Transpassando as particularidades da nona arte, também ilumina o tema mais geral que é a leitura da imagem, pensada sucessivamente como um enunciável, um descritível e um interpretável.

Nascido em Uccle, na Bélgica, em 1957, Thierry Groensteen é um dos principais teóricos e historiadores dos quadrinhos na escola franco-belga. Desde os anos 1980, ele já foi colaborador de várias publicações – dirigiu a importante revista Cahiers de la bande dessinée e foi crítico de HQ do jornal Le Monde –, organizador de exposições e conferências, professor, palestrante, tradutor e editor, sempre em torno dos quadrinhos.

Já publicou mais de vinte livros, de ensaios teóricos como O Sistema dos Quadrinhos a obras de análise aprofundada de autores da estatura de Hergé, Rodolphe Töpffer e Joann Sfar. Atualmente é redator-chefe do Neuvième art 2.0, site mantido pela Cité internationale de la bande dessinée et de l´image, em Angoulême, França.

O Sistema dos Quadrinhos tem 184 páginas, com preço de R$ 45,00. A tradução é de Érico Assis.

Veja mais sobre a Marsupial Editora

Veja mais sobre Eventos e Variedades

 


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil