HQ NO BRASIL
 
  
 
22/03/2011

Gal anuncia Mundo Fantasma, de Daniel Clowes

A Gal Editora anunciou que lança em abril Mundo Fantasma, trabalho do premiado quadrinista norte-americano Daniel Clowes.

Lançado em formato de álbum nos Estados Unidos em 1997, Mundo Fantasma mostra a vida de duas adolescentes cínicas, Enid e Becky, que comentam sobre tudo e todos à sua volta - principalmente sobre os tipos estranhíssimos com os quais esbarram -, enquanto tentam encontrar seu lugar no mundo. Considerado um clássico das HQs independentes norte-americanas, o álbum recebeu centenas de críticas positivas ao longo dos anos e entrou em várias listas de melhores álbuns em quadrinhos.

Em 2001, a HQ chegou a ganhar um filme, Ghost World - Aprendendo a Viver, dirigido por Terry Zwigoff (Papai Noel às Avessas, Uma Escola de Arte Muito Louca), com Steve Buscemi, Thora Birch e Scarlett Johansson no elenco. Na época de seu lançamento, apesar da baixa arrecadação, a produção foi bastante elogiada pela crítica e nomeada para disputar o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, além do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Segundo o editor da Gal Editora, Mauricio Muniz, a HQ, lançada nos EUA pela Fantagraphics, havia sido licenciada no Brasil há onze anos por uma editora chamada Contato, que nunca lançou a obra por aqui. Somente recentemente, em pesquisa feita pelo editor, descobriu que o álbum estava inédito e disponível para lançamento em território nacional.

Daniel Clowes nasceu em Chicago, em abril de 1961. Hoje, vive em Berkeley, Califórnia. Seus quadrinhos têm sido publicados em The New Yorker, Details, Esquire, Blab!, Cracked, World Art, The Village Voice, entre outros. A narrativa surreal e a atmosfera noir de suas histórias têm influenciado toda uma geração de cartunistas e artistas gráficos. Entre os trabalhos de Clowes publicados no Brasil estão Como uma Luva de Veludo Moldada em Ferro e uma história curta publicada na coletânea Comic Book - O Novo Quadrinho Norte-Americano, ambos pela Conrad Editora. Outro trabalho, Wilson, foi prometido para 2012, pelo selo Quadrinhos na Cia, da editora Companhia das Letras.

A Gal Editora surgiu em 2008 lançando o primeiro volume da série Filósofos em Ação, de Fred Van Lente. A partir de 2009, trouxe Três Dedos: Um Escândalo Animado (de Rich Koslowski), Invasão dos Mortos (The Atheist, de Phil Hester e John McCrea) e dois volumes de Fracasso de Público (Box Office Poison, de Alex Robinson). Entre os próximos lançamentos previstos está Combate Inglório, coletânea de HQs sobre guerra escritas por Archie Goodwin nos anos 1960.

Veja mais sobre a Gal Editora



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil