HQ NO BRASIL
 
  
 
22/11/2006

Falece o diretor Robert Altman

Faleceu no último dia 20, segunda-feira, em Los Angeles, o diretor Robert Altman. A causa da morte foram complicações de um câncer que ele vinha combatendo há 18 meses. O diretor tinha 81 anos.

Altman nasceu em Kansas City, no dia 20 de fevereiro de 1925. Lutou na 2ª Guerra Mundial como co-piloto de um B-24.

Iniciou sua carreira como diretor logo que voltou da guerra, dirigindo documentários e filmes institucionais. Sua estréia como diretor de longa metragens foi com o independente Os Delinqüentes, em 1957.

Em 1970 dirigiu a aclamada comédia M*A*S*H*, pela qual ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado pela primeira vez ao Oscar de Melhor Diretor. Foi indicado mais quatro vezes ao Oscar, pelos filmes Nashville, O Jogador, Short Cuts - Cenas da Vida e Assassinato em Godford Park, mas só conquistou uma estatueta neste ano, quando recebeu um Oscar pelo conjunto de sua obra. Na premiação revelou que havia sido submetido há um transplante de coração há dez anos e julgou a Academia precipitada ao lhe entregar o prêmio, pois pretendia viver ainda muito tempo.

Embora só tenha este Oscar, Altman recebeu e foi indicado a diversos outros prêmios, como o Leão de Ouro especial no Festival de Veneza em 1996, em reconhecimento a sua carreira.

Ele dirigiu ainda uma adaptação de HQs em 1980: Popeye, comédia musical estrelada por Robin Williams.

Robert Altman deixa inúmeros fãs, cinco filhos e sua esposa, Kathryn.


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil