HQ NO MUNDO
 
  
 
26/06/2009

Falece o cartunista argentino Andrés Cascioli

O caricaturista argentino Andrés Cascioli, criador da lendária revista Humor, faleceu na noite desta quarta-feira em Buenos Aires.

Cascioli começou sua carreira como cartunista e designer publicitário. Em 1972, junto com Oskar Blotta, fundou a revista Satiricón, que foi censurada diversas vezes e cancelada em 1974. Em 1978, lançou a Humor Registrado, publicação satírica que foi um dos marcos da luta contra a ditadura militar naquele país, uma das únicas a questionar o regime político.

Com o sucesso da Humor, Cascioli criou a Ediciones de La Urraca, editora que lançou mais de dez revistas, entre elas El Péndulo, El Periodista de Buenos Aires, Humi e Fierro.

Em 1982, a Humor recebeu o prêmio mundial de melhor revista satírica na Itália. No mesmo ano, Cascioli foi consagrado caricaturista do ano pela Associação Argentina de Cartunistas. Em 1996, criou a revista infantil La Nación de Los Chicos para o jornal de mesmo nome e, dois anos mais tarde, passou a liderar a equipe da edição argentina da revista Rolling Stone.

Em 2005, publicou La Revista Humor y La Dictadura, um livro com os melhores momentos da Humor. No ano seguinte, lançou 30 Años de Humor Político, livro sobre seus trabalhos políticos publicados desde 1976.

Cascioli nasceu em Avellaneda no ano de 1936. Faleceu aos 72 anos, depois de uma longa luta contra o câncer.

Agradecimentos a Marko Ajdaric, do Neorama dos Quadrinhos.



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil