EVENTOS E VARIEDADES
 
  
 
29/01/2010

Dia do Quadrinho Nacional em Pernambuco

Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional, nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a partir das 13 horas, no Auditório Capiba da Faculdade Mauricio de Nassau, acontece uma série de palestras sobre a História em Quadrinhos em Pernambuco.

A programação se inicia com uma conferência sobre a Pré-História das Histórias em Quadrinhos, apresentada pelo sociólogo e professor universitário Amaro Braga, organizador do evento, e segue com palestras sobre a utilização dos quadrinhos na Escola, o resgate dos movimentos de produção dos quadrinhos no Estado, como a PADA com a revista Prismarte e o Festival Internacional de Humor [FIHQPE] e a produção de Jornalismo sobre Quadrinhos.

Entre os participantes do evento destaque para o cartunista Laílson de Holanda e o Professor da UFPB Henrique Magalhães. Também consta do evento um workshop do desenhista Pedro Ponzo sobre a Produção de Quadrinhos para o Mercado Americano e da professora Danielle Jaimes sobre a produção de quadrinhos educacionais.

Durante o evento ficará disponível para visitação a Exposição “Por uma Pré-história das Histórias em Quadrinhos” retratando o surgimento das Histórias em Quadrinhos, idealizada especialmente para professores, educadores e fãs da nona arte conhecerem um pouco mais do surgimento das Histórias em Quadrinhos. Ricamente ilustrada, os banners da exposição retratam as ligações estéticas das HQs com as Artes Plásticas, mostrando como a arte rupestre, os hieróglifos e papiros egípcios, os vasos gregos e os códices Maias contribuíram para o surgimento da chamada Arte Sequencial [HQ]. A exposição termina com as primeiras produções no Brasil. Também compõe a mostra uma exposição comemorando os 50 anos de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica.

O Dia do Quadrinho Nacional é festejado em 30 de janeiro e marca o início da produção de HQs no Brasil. Nesta mesma data em 1869, foi publicada nas páginas do jornal carioca O Cabrião”, asAs Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte,” uma história em quadrinhos criada por Ângelo Agostini, um ítalo-brasileiro que produzia muitas caricaturas e desenhos na época do Império, mas que colocou o Brasil na história Universal com um dos pioneiros na produção desta Arte, principalmente por inaugurar o estilo realista na produção de HQs, predominantemente caricaturesco.

O público ainda poderá conferir as ultimas publicações em quadrinhos do Estado e da região em exibição durante o evento, que é gratuito e se encerra às 16 horas.

“Comemoramos o dia Nacional dos Quadrinhos reunindo as mais variadas facetas dos quadrinhos pernambucanos atualmente em circulação regional, nacional e internacional. É uma oportunidade única para conhecer o Quadrinho de Pernambuco e sua história”, finaliza o organizador.

O Auditório Capiba, da Faculdade Mauricio de Nassau, fica no Bloco C, na Rua Joaquim Nabuco, 778, bairro Graças, em Pernambuco. Mais informações pelo fone 81-9242-0623, com o professor Amaro Braga.



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil