HQ NO BRASIL
 
  
 
09/08/2010

Conrad e Desiderata lançam obras de R. Crumb

Aproveitando a presença do autor na semana passada na FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty -, a Desiderata e a Conrad Editora anunciaram dois lançamentos de Robert Crumb no país.

Pela Desiderata, é relançada Kafka de Crumb, obra escrita por David Zane Mairowitz e ilustrada por Robert Crumb, lançada pela primeira vez por aqui pela editora Relume Dumará, em 2006 (que, como a Desiderata, atualmente pertence ao grupo Ediouro). Neste livro, os autores fazem uma biografia nada convencional, trazendo resumos, análises e desenhos da obra de Franz Kafka (1883-1924). A nova edição traz prefácio de Allan Sieber. Kafka de Crumb tem 184 páginas, formato 20 x 28 cm e custa R$ 39,90.

Pela Conrad, chega ao Brasil Meus Problemas com as Mulheres, onde Crumb expõe alguns dos traços mais controversos de sua personalidade e de sua obra: a tumultuada mistura de devoção e desprezo pela figura feminina, a famosa fixação por mulheres de um determinado tipo físico, os fetichesbizarros e, acima de tudo, a coragem de transformar tudo isso em arte sem se deixar levar por nenhum tipo de autocensura ou autoindulgência. Meus Problemas com as Mulheres tem 106 páginas, formato 21 x 27 cm e custa R$ 49,90.

Além deste novo livro, a Conrad está relançando outras obras do autor, como Fritz the Cat, Minha Vida, América, Blues e Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos, esta última feita em parceira com Harvey Pekar, falecido no mês passado.

Robert Crumb estará em São Paulo, nesta terça-feira, dia 10 de agosto, a partir das 19h30, para uma palestra na Livraria da Vila. Haverá também a participação de Gilbert Shelton (Freak Brothers), com mediação do quadrinista Caco Galhardo. A Livraria da Vila fica na rua Fradique Coutinho, 915, na Vila Madalena, em São Paulo.

Por décadas, Robert Crumb vem sendo aclamado como gênio e revolucionário. O cartunista é um dos grandes heróis de contracultura e criador de clássicos como Mr. Natural, América, Blues e Fritz, The Cat (todos publicados no Brasil pela Conrad). Crumb nasceu na Filadélfia, em 30 de agosto de 1943 e começou sua carreira no início dos anos 60, na revista Help, dirigida por Harvey Kurtzman, o criador e editor do período mais anárquico e celebrado da revista Mad. Na Help, Crumb trabalhava ao lado de Terry Gillian que depois faria parte do grupo Monty Python e seria o diretor de filmes como Brazil e Fear and Loathing in Las Vegas.

A Desiderata iniciou suas atividades em março de 2006, lançando o primeiro volume da Antologia do Pasquim. Neste primeiro ano, montou um catálogo voltado para o humor, a cultura e a história brasileiras. Em seguida, estreou no mercado de quadrinhos, publicando obras como Caraíba, A Boa Sorte de Solano Dominguez, Novas Fábulas e Contos Fabulosos, bem como álbuns de Allan Sieber, André Dahmer e Fábio Lyra. Atualmente,  integra o grupo Ediouro.

A Conrad Editora surgiu em 1998, com publicações para o mercado de games. Em 1999, lançou os mangás Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, os primeiros no país a serem publicados no estilo de leitura japonês. De lá para cá, aumentou seu catálogo com mangás como Evangelion, One Piece e Vagabond, além de material de grandes autores como Robert Crumb, Osamu Tezuka, Joe Sacco, Milo Manara, Guido Crepax e Terry Pratchett, entre outros, bem como de autores nacionais. Em 2006, lançou o primeiro volume de uma luxuosa coleção da série Sandman, encerrada em 2008. Em 2009, depois de passar por algumas dificuldades, a editora foi adquirida pelo Grupo IBEP-Nacional, retomando seu ritmo de lançamentos.

Veja mais sobre Robert Crumb

Veja mais sobre a Conrad Editora

Veja mais sobre a editora Desiderata



  facebook

 

 



 
 

Tags : FLIP, Feira Literária Internacional de Paraty, Desiderata, Conrad Editora, Robert Crumb, Kafka de Crumb, David Zane Mairowitz, Robert Crumb, Relume Dumará, Ediouro, Franz Kafka, Allan Sieber, Meus Problemas com as Mulheres, Fritz the Cat, Minha Vida, América, Blues, Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos, Harvey Pekar, Livraria da Vila, Gilbert Shelton, Freak Brothers, Caco Galhardo, Mr. Natural, Help, Harvey Kurtzman, Mad, Terry Gillian, Monty Python, Brazil, Fear and Loathing in Las Vegas, Antologia do Pasquim, Caraíba, A Boa Sorte de Solano Dominguez, Novas Fábulas e Contos Fabulosos, André Dahmer, Fábio Lyra, , Cavaleiros do Zodíaco, Evangelion, One Piece, Vagabond, Robert Crumb, Osamu Tezuka, Joe Sacco, Milo Manara, Guido Crepax, Terry Pratchett, Sandman, Grupo IBEP-Nacional, ,




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil