HQ NO BRASIL
 
  
 
21/08/2013

BioCyberDrama sai na íntegra

A primeira parte de BioCyberDrama foi publicada em 2003 pela Opera Graphica e foi premiada com o troféu HQMix. De lá para cá, as outras duas partes da história nunca foram lançadas para o público. Isto está para mudar.
 
A graphic novel de Edgar Franco e Mozart Couto está agora saindo na íntegra, com as três partes reunidas, em um luxuoso álbum de 256 páginas que também conta com um texto contando os bastidores do universo ficcional Aurora Pós-Humana e um making off do processo de criação.
 
Ambientada em um mundo no qual a humanidade aderiu a alterações de seus próprios genes por motivos estéticos ou práticos, BioCyberDrama segue a vida de Antônio Euclides, um jovem resistente (ou seja, alguém que não mexe com o próprio corpo) dividido entre dois dos grupos de alterados, os tecnogenéticos, que recombinam seu corpo com DNA de animais e vegetais, e os extropianos, ciborgues com mentes humanas copiadas para um chip de memória, e seus dilemas sobre o que o torna humano e qual caminho seguir.
 
O álbum completo está sendo lançado pela editora da UFG, Universidade Federal de Goiás como parte de sua coleção Artexpressão de livros dedicados à arte.
 
O lançamento oficial da obra ocorrerá nesta sexta-feira, das 19 às 22:30, na Gibiteria, que fica na Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar, Pinheiros.

Edgar Franco graduou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília, onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos. Em sua tese de mestrado, cunhou o termo HQtrônicas, designando a linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia. A pesquisa serviu como base para o livro de mesmo título. Como pesquisador, já teve diversos artigos publicados em revistas e livros especializados. Trabalha também como ilustrador, com trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras como 
QuadrecaHeavy MetalNektarMetal PesadoQuarkMephisto (Alemanha), Dragon´s Breath (Inglaterra), Ah, BD!(Romênia), além dos álbuns solo Agartha e Transessência, publicados pela Marca de Fantasia, e de BioCyberDrama, em parceria com Mozart Couto, editado pela Opera Graphica.

Mozart Couto é desenhista e ilustrador. Atua no mercado de quadrinhos desde 1979. Trabalhou para editoras do eixo Rio-São Paulo recebendo, em 1986, o Prêmio Angelo Agostini, na categoria Melhor Desenhista. Em 1988 começou a exportar seus trabalhos para a Europa, onde foram lançados álbuns de histórias em quadrinhos e tiras de jornais com circulação na Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda. Em 1992, ganhou o prêmio NOVA, da Sociedade Brasileira de Arte Fantática, pelo álbum Sexdroide. Em 1993, começou a trabalhar em títulos das editoras Marvel ComicsDC ComicsAcclaim ComicsDark Horse e Image Comics, desenhando conhecidos personagens como Mulher-MaravilhaThorHulkElektraTurokGlory,Gamera, e outros. Atualmente Mozart se dedica mais à ilustração, produzindo imagens para livros, capas de CDs, histórias em quadrinhos promocionais e outros.


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil