HQ NO BRASIL
 
  
 
25/05/2006

Banda Grossa: revista traz sátiras e HQs de humor

No dia 31 de março de 2006, em Joinville (SC),  a Esprito de Porco Quadrinhos lançou a revista Banda Grossa – Quadrinhos de humor cabeça, tronco e membros. O projeto de publicação foi vencedor do Edital de Apoio à Cultura de Joinville em 2005 e, desde o dia 22 deste mês, estará fazendo a distribuição nacional de seus dois mil exemplares através do site www.bandagrossa.com e de lojas especializadas em histórias em quadrinhos.

Editada por Paulo Gerloff (SC) e LuiMar (RJ), Banda Grossa acolhe quadrinistas e escritores de sete estados brasileiros. Os editores encontraram-se na internet através de seus respectivos blogs e, em meados de 2004, entre um contato e outro, desenvolveram a idéia de um fanzine eletrônico que logo se transformaria em revista impressa.

O nome Banda Grossa explora a polissemia que permite, entre tantos significados, relacionar conexões eletrônicas de alta velocidade com a difusão do sarcasmo, da paródia e da indelicadeza – mesmo porque boa parte de seus colaboradores são cartunistas de uma geração que vem, a exemplo dos editores e na contramão do mercado, migrando do veículo digital para o papel (além de Banda sugerir grupo, ou parte de um grupo, Banda também é a denominação de quadrinhos em Portugal, assim como Bandes na França).

Mais do que uma revista em quadrinhos de humor, Banda Grossa pode ser interpretada como o sinal de vida de uma comunidade de quadrinistas independentes que, aos poucos, vão ocupando brechas institucionais e ampliando a visibilidade de sua produção. Participam da revista, entre outros colaboradores, Renata Negrelly, Daniel O.G., Andrei Muller, Vanes, Cash, Juca, André Leite, Caio Neves, Ricardo, André Barros, Aderbal, Salvador Schalvezon, Alexandre Alves, Ronald, Vezão (todos do Rio de Janeiro), André Almeida (de São Paulo), Luis Guilherme e Rodrigo Streit (da Bahia), Guabiras (do Ceará), Beto (do Paraná) e Lupe (de Goiás), além de Gleber Pieniz, Diogo César, Paulo Kielwagen e Natan Schäfer (todos de Santa Catarina).

A dimensão da lista de colaboradores de Banda Grossa só se compara a dos personagens (reais e fictícios) satirizados pela revista. Dos comics à música, passando pelos desenhos animados e pelo cinema, seus quadrinhos escracham as Meninas Superpoderosas, o Chaves, o Tarzan, boa parte dos personagens da Marvel, da DC e da turma do Charlie Brown. O restante é preenchido com tirinhas e quadrinhos, criações inéditas do humor dantesco dos editores. 

Banda Grossa – a revista – custa R$ 4,50 e tem 48 páginas no formato 21X28 cm, capa colorida, miolo impresso em p&b e o encarte Gang Bang impresso em duas cores. Mais informações podem ser obtidas diretamente com os editores pelos e-mails: LuiMar (luimarrr@yahoo.com.br) e Gerloff (paulogerloff@gmail.com), além do site www.bandagrossa.com.


  facebook

 

 



Banda Grossa #1
 
 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil