HQ NO BRASIL
 
  
 
21/09/2007

Animação de Persépolis nomeada para o Oscar

A França nomeou o longa-metragem de animação Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, no ano que vem.

Cada país tem direito a indicar um filme que tenha estreado entre outubro de 2006 e setembro de 2007. Os filmes nomeados são então selecionados para compor a lista final de indicados ao Oscar.

Persépolis conta com dublagem, entre outros, de Catherine Deneuve e de sua filha, Chiara Mastroianni. O longa recebeu o prêmio do júri esse ano no Festival de Cinema de Cannes.

A animação é baseada na HQ homônima de Marjane, publicada aqui no Brasil pela Companhia das Letras. A história retrata a revolução islâmica e a implantação do regime xiita no Irã. A autora mostra as mudanças ocorridas em seu país desde o ano de 1979, em que o xá do Irã foi derrubado, passando pela guerra Irã-Iraque nos anos 80, o exílio forçado para a Áustria para fugir da perseguição religiosa e o impacto que essas mudanças tiveram em sua vida. A HQ Persépolis foi lançado na França em 2001 e se transformou em um fenômeno de crítica e público, recebendo vários prêmios importantes.

A 80ª cerimônia do Oscar, com prêmios distribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, está programada para o dia 24 de fevereiro de 2008.



  facebook

 

 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil