HQ NO BRASIL
 
  
 
16/12/2010

Abril lançará HQs baseadas em animações da DC

A Editora Abril informou que lança em 2011 novas revistas trimestrais que trarão HQs baseadas nas animações da DC Comics exibidas no Cartoon Network, como Batman, Superman, Liga da Justiça e Jovens Titãs. Segundo a editora, cada edição nacional seguirá a mesma estrutura e formato dos volumes compilados nos Estados Unidos, com capa cartonada, formatinho e 112 páginas. O lançamento está previsto para março.

É interessante notar o retorno gradativo da Editora Abril aos quadrinhos. Desde que deixou de publicar os títulos de super-heróis, até mesmo os quadrinhos Disney foram lançados de forma tímida, permanecendo mensalmente somente os títulos principais como Pato Donald, Mickey e Tio Patinhas, além de alguns lançamentos especiais. Recentemente, a editora iniciou o lançamento da coleção Clássicos da Literatura Disney, que além de ganhar novos volumes, também impulsionou o lançamento de duas revistas diferenciadas, Pura Risada com o Mickey e Minnie Pocket Love, além do retorno da saudosa edição anual de Natal de Ouro Disney.

No entanto, a editora abriu mão de publicar as quadrinizações de animações clássicas e produções recentes da Disney, como Peter Pan e Os Piratas do Caribe, que estão saindo no Brasil pela Editora Online, além do recente mangá das bruxinhas Witch, cuja revista original foi lançada pela Abril até o início deste ano. Segundo informações, este feito foi possível devido a um acordo firmado entre as duas editoras. Depois de mais de meio século vendo quadrinhos Disney com o selo Abril estampado nas capas, causa um pouco de estranheza ao leitor mais saudosista ver as publicações com o selo de outra editora.

Sobre a DC Comics, apesar da exclusividade da Panini Comics em publicar os títulos da editora americana no Brasil, alguns títulos fora do mainstream e do universo cronológico da DC, pelo que podemos perceber, estão sendo negociados com outras editoras brasileiras. 

A Editora Online foi a primeira delas, lançando a revista Cartoon em Ação, que traz histórias curtas baseadas em animações como Ben 10, Samurai Jack, entre outras. A segunda foi a estreia da editora especializada em mangás NewPOP no mercado de comic books, que lançou o primeiro volume de Supernatural, que traz aventuras baseadas na série de TV, lançada nos Estados Unidos pelo selo Wildstorm. E agora, a Editora Abril, que anuncia as HQs baseadas nas animações dos super-heróis da DC Comics, que chegaram a ter HQs publicadas pela Panini Comics, mas que, no entanto, não foram adiante, como Jovens Titãs e O Batman.

Outro fato para ficarmos de olho é sobre a aquisição da Marvel Comics pela Disney. Como a Abril tem a preferência de licenciamento dos quadrinhos Disney no Brasil, pode ser que tenhamos surpresas futuramente. Apesar de a Panini Comics estar fazendo um bom trabalho desde o início, poderia ser interessante uma concorrência entre a Marvel e a DC no Brasil, de forma que o leitor seja o maior beneficiado com tais mudanças editoriais.

A DC Comics é atualmente uma das maiores editoras de quadrinhos nos EUA, conhecida por ser a casa de famosos super-heróis como Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Liga da Justiça, entre outros. A DC produz mais de oitenta títulos por mês e cerca de mil por ano. Também é uma das mais antigas empresas do ramo, com setenta e cinco anos de publicação contínua. Hoje em dia ela é um ramo da DC Entertainment, uma empresa maior que explora os personagens da DC em diversas mídias.

A Editora Abril foi fundada em 1950 por Victor Civita, e atualmente integra o Grupo Abril, um dos maiores grupos de comunicação da América Latina. Sua primeira publicação foi a revista O Pato Donald, seguida ao longo dos anos por outros quadrinhos da Disney. Em 1968, lançou a Veja, atualmente a revista de maior circulação no país. Em outros segmentos, a editora publica revistas como Quatro Rodas, Placar e Playboy, para o público masculino, e Capricho, Manequim, Nova e Claudia, para o público feminino.

Veja mais sobre a DC Comics

Veja mais sobre a Editora Abril



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil