HQ NO BRASIL
 
  
 
03/05/2005

A Semana dos Quadrinhos: 25 a 29/4

Semana dos Quadrinhos é um resumo semanal do Neorama dos Quadrinhos que procura, mais do que apontar os sucessos de editores e autores, mostrar os caminhos pelos quais a Arte Seqüencial se encontra consigo mesma, com a sociedade e com os leitores.

Este resumo traz, com texto final de Marko Ajdaric, um apanhado do que foi publicado nas edições de 25 a 29 de abril de 2005.


- 720 quadrinhistas e um sucesso: 24 Hours Comic Day 2005

10.000 páginas de quadrinhos criadas em 1 só dia, e novas e antigas amizades se reforçando. Este é um dos saldos do 24 Hours Comic Day 2005. 720 quadrinhistas profissionais e amadores participaram este ano, em 7 países: EUA, Canadá, Tailândia, França, Alemanha, Sérbia e Holanda, e bateram de longe, o desfio inicial de realizar 24 páginas de quadrinhos em 24 horas. A campeã deste ano em manter crescendo esta bela utopia criada por Scott Mc Cloud vem do Texas: a Austin Books conseguiu reunir nada menos do que 71 quadrinhistas. A única dor de cabeça vai ser da About Comics, que vai ter muito bom trabalho para selecionar material para uma antologia de 496 páginas do que foi produzido neste dia, que tem o título prévio de ´24 Hour Comics Day Highlights 2005.´

- Lucerna: 50.000 pessoas no festival Fumetto

A Suíça deu uma bela prova da penetração que os quadrinhos tem no país, apesar da absurda decisão da municipalidade de Sierre em suspender o festival que difundia o nome da cidade ao mundo. 50.000 pessoas estiveram presentes ao festival Fumetto. O número é ainda mais expressivo se levarmos em conta que os convidados de honra, a despeito de excelentes artistas, não gozam de notoriedade nos meios de comunicação de massa: Baudoin, Menu e o espanhol Max. Um outro dado importante foi o apoio do governo suíço, por meio da mostra ´La Suisse, pays BD´ e uma exposição que destacava os usos dos quadrinhos como ferramenta de apoio à educação formal.

- Morre Romano Scarpa, um Mestre Disney

Romano Scarpa, o maior mestre entre os profissionais italianos da Disney, morreu no sábado, 23 de abril. Muitas das melhores histórias do Tio Patinhas são de sua autoria. Scarpa também criou vários personagens para a família dos ´patos´ da Disney, e foi o idealizador de Marco & Gina, uma série de animação para TV, protagonizada por 2 pombos, que está no ar até hoje, na Europa.

- Morreu Peter Bramley, fundador da National Lampoon

Peter Bramley - primeiro diretor de arte da mítica revista americana de cartuns, National Lampoon, e autor de quadrinhos underground dos anos 70, como Cloud Comix e All Duck - faleceu no dia 12.

- O novo filme de Superman

O ator Brandon Routh, um quase estreante, já veste a roupa do Super-Homem. ´Superman Returns´ já está sendo rodado na Austrália, e deve chegar às telonas em junho de 2006. A sinopse oficial já foi publicada. Segundo ela, o Super-Homem vai buscar um lugar em uma sociedade que aprendeu a viver sem ele.

- 3.500 vezes Spirou

Um recorde absoluto, para uma revista de quadrinhos: o número 3500 de Spirou estará à venda no dia 11 de maio, na Bélgica. A edição especial do mais antigo semanário para crianças da bande dessinée terá 72 páginas, 56 integralmente ocupadas por quadrinhos, com um presente especial: um pôster gigante com todos os 600 personagens que fizeram e fazem a sua história: Gaston Lagaffe, Boule e Bill, Bobo, Schtroumpfs, Yoko Tsuno, Os Túnicas Azuis, Lapinot, Tif e Tondu, Johan e Pirlouit, Jerry Spring, Les Castors, Marc Dacier, Sophie, Sibylline, Benoit Brisefer... Para aumentar a festa, o mês reserva nada menos que 15 títulos diferentes de publicações de Gaston Lagaffe.

- Tarzan em DVD duplo

Tarzan, o personagem de Edgar Rice Burroughs, imortalizado na Nona Arte por Hal Foster e Burne Hogarth, cuja estréia em HQs completou 75 anos em 2005, agora chega em DVD. A animação em 3D da Disney, lançada em 1999, sai agora em maio, nos EUA, com direito a trilha sonora de Phil Collins e Minnie Driver e Glenn Close no elenco. A fita, com videoclipes e jogos já sai com opção de legendas em português.

- Kassel, capital dos otakus

Kassel, que sedia a mais prestigiosa quadrienal de artes plásticas do mundo, também é capital dos otakus alemães por um fim de semana. De 16 a 18 de setembro, as ruas de Kassel vão ser tomadas pelos jovens que vão ao Connichi 2005, que terá além dos mangás e animês, os Simpsons como atração. A organização do evento já divulgou, além da programação, a lista de hotéis para a grande festa, 5 meses antes... O outro grande evento dos otakus alemães este ano é a Mangamagie IV, que vai durar 3 meses, em Colônia, de junho a agosto.

- Mostra dedicada a Winsor McCay

Ao menos na Itália, o centenário de Little Nemo, o primeiro personagem de quadrinhos a alcançar o status de obra de arte incontestável, não está passando em branco. A Associazione Umbriafumetto e a Biblioteca delle Nuvole estão realizando, em Perugia, de 29 de abril a 15 de maio, uma grande mostra dedicada à arte de Winsor McCay, com direito a exposição de pranchas originais.

- 51 resenhas na nova Bédéka

A Bédéka n°15, com data de maio de 2005, é um bom exemplo do vigor do quadrinho francês: de 144 álbuns a serem lançados no mês, a revista vai publicar resenhas de nada menos do que 51....

- FC9, novo selo de comics

FC9 é um novo selo americano de quadrinhos, lançado em fevereiro, mas que só agora está ganhando espaços ao publicar ´Hell, Michigan´, série de Dan Jolley (Doctor Strange, JSA e Firestorm) e Clint Hilinski.

- A Disney lança o site oficial de Howl´s Moving Castle

´Howl´s Moving Castle´, filme de Hayao Miyazaki que deve chegar ao Brasil com o título de ´O Castelo Animado´, já tem site oficial, desde a semana passada. Nossa aposta é que será uma das melhores combinações de qualidade e sucesso de bilheterias, nos EUA e aqui.

- O novo gibi de Phil Hester

O número 1 de The Atheist - publicado pela Image Comics -, roteirizado por Phil Hester (Arqueiro Verde) com desenhos de John McCrea -, vem ganhando elogios da crítica americana. A trama - num gênero próximo ao do horror - começa com 10.000 fantasmas que saem assustando a América do Norte contracenando com o protagonista, Antoine Sharpe, um personagem singular: um verdadeiro agnóstico, que não acredita em nada que ele próprio não conheça ou descubra. A grande vantagem de Hester é que ele usa bem um recurso que a arte seqüencial propicia: é o leitor quem completa as seqüências com sua imaginação, e não o próprio Hester. Como os personagens são interessantes e o ritmo é bom, é de se prever que The Atheist ganhe logo uma legião de admiradores.

- Bite Club, de Howard Chaykin e David Tischman, em TP

A Vertigo colocou à venda, no dia 20, uma edição especial, em formato menor, da minissérie de quadrinhos sensuais ´Bite Club´, com direito a capa de Frank Quitely. O volume, de 144 páginas, sai por 10 dólares.

- Registros do Canadá

Além do respeito que Seth vem ganhando por seu monumental trabalho de reedição completa de Peanuts, de Charles Schultz, agora chega uma boa notícia de Michael Rabagliati: a Drawn & Quarterly lançou ´Paul Moves Out´, sequência de ´Paul Has a Summer Job´, obra autobiográfica em que Tintin é um detalhe chave... Bons prenúncios para que os Prêmios Shuster, a láurea do quadrinho canadense, sejam mais valorizados, este ano.

- A volta dos Defensores

Os Defensores estão voltando, com Keith Giffen e J.M. De Matties, nos roteiros, e Kevin Maguire, na arte. Doutor Estranho, Hulk, o Surfista Prateado e Namor retornam às lojas americanas em gibi próprio em julho, numa tentativa de reabilitar a série da Marvel idealizada por Stan Lee e Roy Thomas em 1971.

- Antologia francesa do Lanterna Verde traz trabalhos de Alan Moore, Ben Raab e Gil Kane

O número 24 da coleção Special DC, pela Semic, foi consagrado ao Lanterna Verde (Green Lantern). Em 76 páginas, traz 4 episódios com roteiros de Ron Marz, Ben Raab e Alan Moore, e desenhos de Bill Willingham, Jamal Igle e Lee Moder; com direito a capa de Gil Kane. Como veremos no resumo da próxima semana, este deve ter sido um dos últimos especiais da DC pela Semic...

- A Coconino lança libelo de Kazuichi Hanawa sobre o sistema carcerário japonês

Os italianos tiveram a oportunidade de conhecer um maravilhoso mangá, por obra da Coconino. ´In Prigione´, de Kazuichi Hanawa, já publicado pela Ponent Mon / Fanfare (Espanha e EUA) e Ego comme X (França), mostra com detalhes, a situação de um preso japonês. Trata-se de uma obra para uma fatia de mercado pequena: aquela que aceita que os quadrinhos sejam uma verdadeira radiografia dos limites da condição humana, pois Hanawa realiza um mergulho profundo no tema. Trata-se destas obras sobre as quais falaremos daqui há 20 ou 30 anos, com certeza.

- Um livro sobre a E.C. Comics

O terror da E.C. Comics, editora americana nascida nos anos 50, será retratado em mais um livro - o terceiro - do especialista Grant Geissman. O foco do novo livro é a arte dos quadrinhistas que publicaram pela E.C., e o título é ´Four Play! the Art and the Artists of Notourios 1950s E.C. Comics´.

- A nova série de Greg Thompson

´Hero Camp´ é a nova série de Greg Thompson pela Image Comics, que chega às gibiterias em 18 de maio. Trata-se da história de Eric, o único filho de super-heróis num daqueles típicos acampamentos de adolescentes americanos a não ter superpoderes...

- 336 páginas de Steve Ditko

Marvel Visionaries: Steve Ditko HC, editado pela Marvel, é um volume em capa dura de 336 páginas que faz parte das celebrações dos 65 anos da ´Casa das Idéias`, e traz histórias escritas por Stan Lee, Bill Mantlo, Michael Fleisher, Tom Defalco, Roger Stern e pelo próprio Ditko. Um show de Homem-Aranha, Dr. Octopus e muito mais, por 30 dólares.

- A revista 9e Art volta em janeiro

Quem conhece o trabalho de Thierry Groensteen e de sua editora, a L´An 2, sabe o quanto ela é importante para a renovação do quadrinho autoral na França. Depois de publicar em francês, pela primeira vez, He Youzhi, o mestre dos quadrinhos chineses, os lianhuahuas, a editora avisa que a sua revista de formação e informação volta em janeiro de 2006. Para já, informa que teremos material sobre Wolinski e Métal Hurlant.

- MMORPG de Conan

Depois de Ragnarok, City of Heroes e do anúncio do MMORPG com 4.000 personagens da Marvel, chega a vez de Conan ter um produto na linha de jogo online para muitos usuários, em que os participantes assumem papéis de personagens. Trata-se de ´Age of Conan: Hyborian Adventures´, que tem lançamento previsto para janeiro de 2006, mas que já tem site oficial.

- Mais One Piece para PS2

Com 55 personagens, ´One Piece Grand Battle! Rush´, para PS2, é um jogo rápido de ação, onde os participantes podem assumir o papel de Luffy e outros contendores, numa trama em volta da ´pedra do poder´. Já lançado no Japão, o lançamento na Europa deve ocorrer a qualquer momento, depois do sucesso de Grand Battle 2 e 3.

- DVD de Ferdinando

Ferdinando (Li´l Abner) a imortal criação de Al Capp, que mostrou ao mundo, com um leve e inconfundível humor a vida dos pobres no interior dos EUA, agora ganha um DVD à altura. Segundo Mark Evanier, o diretor do News from me, ótima fonte de referência sobre o quadrinho autoral americano, ´Li´l Abner´, reprodução do filme de 1959, pela Paramount, é a melhor transcrição para cinema das histórias do povo de Dogpatch. A fita está saindo a U$ 10,50.

- Fête de la BD

De 28 de maio a 4 de junho, a França vai multiplicar por todo o país uma das mais importantes fontes do sucesso da Bande Dessinée: o contato constante dos leitores com o público, em festivais que já se espalharam por todos os rincões do país: é a Fête de la BD, para a qual já aderiram nada menos que 5.000 livrarias.

A ´Festa dos Quadrinhos´ é uma iniciativa conjunta do governo francês com 15 editoras de BD. Na última semana da ´Fête´, devem acontecer 500 sessões de encontros e autógrafos entre quadrinhistas e o público. Em 2006, a iniciativa deve se estender à Bélgica e à Suíça.

- Danijel Zezelj: ´melhor graphic novel da semana, nos EUA´

A Nona Arte croata teve uma bela e animadora surpresa, quando Don MacPherson, o principal articulista de The 4Th Rail indicou ´Small Hands´, de Danijel Zezelj, que tem contribuições na Vertigo e na Marvel, como melhor graphic novel publicada na semana anterior, nos EUA. Trata-se de um álbum que mostra as vicissitudes de um pobre jovem negro nos EUA que se inspira na música e na força pessoal do grande jazzman Thelonius Monk.

- Milo Manara vai por as vitórias de Valentino Rossi em HQ

Um lançamento que une duas paixões italianas promete ser um dos campeões de vendas na terra dos fumetti, este ano. Milo Manara, o mestre do quadrinho adulto italiano, vai por as aventuras do supercampeão de motociclismo Valentino Rossi em quadrinhos. Com a torcida do próprio Rossi...

- Belos lançamentos da Espanha

1) A Planeta publicou um especial de Rip Kirby, de Alex Raymond, com um cuidado quase artesanal: As tiras foram publicadas à razão de apenas 3 por página, para garantir a fidelidade da reprodução, seguindo corretamente a ordem cronológica, num volume de capa dura ao preço de 10 euros. Para junho, tendo como objetivo o Saló de Barcelona, a Planeta já avisou que vai publicar 5 belos títulos de Batman.

2) A El Jueves, a editora do semanário satírico do mesmo nome, anuncia a publicação do 2º volume de ´El Mundo de Sempé´, que traz uma seleção de desenhos do autor mais conhecido entre os brasileiros pelo genial Petit Nicolas, realizado em parceria com René Goscinny.

3) The Girl from Ipanema, do belga Hermann em parceria com seu filho Yves H., depois de uma bela estréia na França e na Bélgica e uma edição alemã, sai na Espanha pela Aleta. Apesar do título, o álbum não tem a ver com o Brasil, mas vale o registro, pois Hermann surpreende mais uma vez com a variação de detalhes de seu traço. A editora selecionou o álbum para dar início à sua nova coleção ´Gran Aleta´.

4) A Norma Editorial anuncia uma constelação de novos títulos de bons autores para maio: Hugo Pratt, John Cassaday, Morvan, Floc´h, Jodorowsky, Charlier / Giraud, Van Hamme / Vance, Desberg / Marini, Neil Gaiman , Carlos Trillo, Greg Rucka, CLAMP, Marjane Satrapi....

- ´That´s All Folks! exposição de desenhos da Warner Brothers

20 anos depois de montada em New York, o Museu de Arte James A. Michener, em Doylestown, na Pensilvânia, reedita, em versão ampliada, a mostra ´That´s All Folks! The Art of Warner Brothers Cartoons´. Um belo indício que o conjunto de condados da região está mesmo decidido a se tornar uma referência nas artes do desenho. Até 3 de julho próximo, 160 desenhos, cópias de trabalhos em celulóide e outros objetos vão mostrar muito do encanto de Pernalonga, Gaguinho, Patolino e tantos outros, com material dos anos 30, 40 e 50.

- Mais uma editora tradicional publica BD

A mais que tradicional casa editora francesa, Editions Hoëbeke, passa a integrar o universo da publicação de bandes dessinées. A surpresa é ainda maior - e melhor - pois ela preferiu começar as atividades prestigiando 2 dos autores de uma das mais importantes publicações do quadrinho autoral de humor francês: a Charlie Hebdo. Charb comparece com um álbum de tiras de Maurice et Patapon, enquanto Luz tem a oportunidade de ver em álbum as suas inteligentes crônicas da noite parisiense.

- Van Hamme e Sterne assumem Blake e Mortimer

Mais uma notícia que deve por de sobreaviso os apreciadores da arte de Edgar Pierre Jacobs e de sua antológica série, Blake e Mortimer. Depois da dupla Yves Sente / André Juillard, uma nova dobradinha vai realizar um álbum de aventuras dos 2 cerebrais ingleses, desta vez, na Grécia. Pelo menos, os roteiros estarão a cargo do experiente e hábil Van Hamme (Corentin, Bruno Brazil, Thorgal, XIII), o que pode ser um bom sinal. Os desenhos serão de Sterne. A história, em 2 volumes, já tem nome: ´La Malédiction des Trente Deniers´. O interesse pela dupla continua em alta também pela edição de uma versão assumidamente paródica, que acaba de ser lançada pela Dargaud, com o nome de ´Les Aventures de Philip et Francis´, com roteiros de Pierre Veys e desenhos de Nicolas Barral. Pelas resenhas já publicadas, parece que a paródia tem alguns méritos.

- Os melhores de Portugal

A Central Comics já publicou a lista que o júri preparou para a votação online de todos os bedéfilos, com os melhores lançamentos de 2004. Uma apreciação da lista mostra uma extrema pluralidade, que vai de Quino e Mordillo a Alex Ross. Registro: ´Zits´ de Jim Borgaman e Jerry Scott -pela Gradiva - lançamento sobre o qual escrevemos um artigo em 2004, teve 3 indicações.

- Jornal de música e Devir lançam coleção de clássicos

Em Portugal, o jornal de música Blitz e a Devir estão lançando uma coleção de clássicos dos EUA. A coleção terá 5 volumes, O primeiro volume - John Constantine - Hellblazer: Nas Ruas de Londres - estará nos quiosques portugueses no dia 3, - acompanhando a edição da revista. Na sequência, virão Batman, Quarteto Fantástico, Elektra e Homem-Aranha.

- Capitão América no cinema?

A Marvel Studios, a multinacional Merril Lynch e a Paramount anunciam grandes projetos para quadrinhos no cinema. O anúncio fala da produção de até 10 filmes, em 8 anos. Os primeiros candidatos a ganhar versões para as telonas são Capitão América e Nick Fury.

- Will Eisner e Frank Miller em livro de luxo

Eisner/Miller TPB, com o selo Dark Horse, traz em 350 páginas ilustradas, uma troca de idéias entre Will Eisner e Frank Miller sobre a arte seqüencial. O livro sai no dia 4 de maio , ao preço de 20 dólares.

- Nosso aprendizado da semana

Ao realizar a pesquisa para nosso especial em homenagem a Romano Scarpa, tivemos a confirmação de que, na Polônia, quadrinhos são tratados a sério. O volume e a qualidade de obras de quadrinho autoral publicadas por lá não fica nada a dever, senão ultrapassa, o que é publicado atualmente no Brasil ou em Portugal. Talvez isso ajude a explicar, em parte, o motivo de termos tantos eventos numa área em que os poloneses já conseguiram provar sua qualidade: a arte da caricatura e do cartum.

:: HQs NO BRASIL
- Um livro brasileiro sobre o Príncipe Valente

Mais um presente da Marca de Fantasia, a editora de Henrique Magalhães: ´Algumas Leituras de Príncipe Valente´, de Edgard Guimarães, é o 10º volume da Coleção Quiosque. O livro analisa a qualidade literária do texto, o rigor histórico e a fidelidade aos acontecimentos retratada na imortal criação de Hal Foster. Tudo isso por somente R$ 10,00.

- Superman terá desenhos do brasileiro Ed Benes

Em maio, Brian Azzarello e Jim Lee deixam de ser os responsáveis pelo gibi do Superman. Os roteiros ficarão por conta de Mark Verheiden e os desenhos, do brasileiro Ed Benes, que vai ter uma vitrine de maior visibilidade para seus trabalhos já publicados pela própria DC e pelo selo WildStorm.

- Novo álbum de Leo na Alemanha

Enquanto no Brasil continuamos sem o acesso direto às obras do genial brasileiro Leo, na Alemanha, a Epsilon acaba de publicar o 3º volume do ciclo Betelgeuse (Betelgeuze, por lá).

- ´Kimba, o Leão Branco´, de Osamu Tezuka, volta à TV

O canal Boomerang vai dar uma nova oportunidade aos brasileiros de ver a série animada ´Kimba, o Leão Branco´, de Osamu Tezuka, a partir de junho. Além de lirismo, a série coloca na ordem do dia a questão do cuidado com os animais.

- O gibi que marca a volta de Star Wars ao Brasil

Depois de algum tempo, a Ediouro, responsável pela publicação no Brasil das tiras de Dilbert e da Coleção Assombração: um produto do incansável Ota, volta aos quadrinhos. O primeiro lançamento é ´Star Wars Obsessão´, de Haden Blackman e Brian Ching. Além do título da Dark Horse, a volta da Ediouro aos quadrinhos traz a série francesa Aquablue e Nathan Never, personagem da italiana Bonelli. Também foi anunciado que a editora terá uma linha de mangás.

- Fanfics: a volta do Quadrim

O Quadrim, site que reúne brasileiros que gostam de inventar histórias com personagens de HQs, voltou ´ao ar´.

- Ota deixa a MAD

Um dos casamentos mais antigos dos quadrinhos brasileiros, com inúmeros ´filhos´ emocionais espalhados por todo o Brasil. Depois de 31 anos, Otacílio d´Assunção, que o mundo das HQs conhece por Ota, deixa de participar da MAD. Com que cara ela vai ficar, só o tempo vai dizer...

- Rockeiro brasileiro ligado em HQs dos EUA

Stefan Petrucha (de Arquivo X) e Kevin Conrad (Spawn) lançaram ´Carnival of Souls´, uma pesada estória de um garoto que é o único sobrevivente de um desastre na selva. Quando fomos pesquisar para trazer os melhores links sobre a obra, quem já tinha publicado um comentário em português foi... o site brasileiro de fãs do Kiss, que traz, também, comentários atualizados sobre Psycho Circus, uma obra de Jazan, quadrinhista que adora fazer desenhos sobre a banda. Filipe, um dos responsáveis pelo site, disse que já viu 8 pranchas de ´Carnival...´ em papel e que vale a pena conferir.

- 3 brasileiros na Orme 2

Wander Antunes, Gustavo Machado e Paulo Borges formaram o time de brasileiros do segundo número da Orme, nova revista italiana dedicada à arte seqüencial. Entre outros colegas da edição, figura o premiado italiano Lorenzo Mattotti.

- Areia Hostil

Em maio, deve ser lançado mais um número da revista independente Areia Hostil, o 12º! No elenco de colaboradores, teremos Anderson Cossa, Edgar Franco, Law Tissot, Lorde Lobo, Ozi, Toni Francis e Vagner Francisco, Emir Ribeiro, Gazy Andraus e 3 ´calouros´: All Silva, Gerson Witte e Samuel Bono.

:: QUADRINHOS, EDUCAÇÃO & CIDADANIA
- Um centro de BD cristã

O Centre Religieux d´Information et d´Analyse de la Bande Dessinée, sediado na Bélgica, colige informações sobre quadrinhos de inspiração cristã - basicamente católica - em 39 idiomas. O idealizador do centro é frei Roland Francart, que está completando 20 anos de sacerdócio, este ano. Frei Francart é autor de "La BD Chrétienne´ um livro com fichas de nada menos que 700 álbuns de quadrinhos sobre temas cristãos, publicadas em francês. A instituição, que mantem um ´pequeno museu da BD cristã´ está realizando, este ano, a 20ª entrega do Prêmio Internacional da BD Cristã Francófona.

O Neorama dos Quadrinhos promete manter estreito um primeiro contato aberto com o centro, e também registra o recebimento do catálogo 2005 das Editions Triomphe, uma das mais importantes casas editoras para este segmento, mas que também traz muitos outros títulos de interesse dos mais jovens, tanto no campo das aventuras como no de quadrinhos que recontam fatos históricos.

Porto Alegre homenageia Nelson Boeira Faedrich

Nelson Boeira Faedrich, que alegrou e abriu as mentes de gerações de brasileiros com seu trabalho de ilustrador na Revistas do Globo e das obras - entre outros - de Hans Christian Andersen, está sendo muito bem lembrado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. As comemorações do bicentenário de um dos maiores gênios da literatura infantil não estão sendo apenas motivo para lembrar das belas estórias do dinamarquês. Segundo o release oficial, ´a biografia e a obra de Nelson Boeira Faedrich também estão retratadas na exposição. Nascido em 1912, o artista trabalhou como cartazista, litógrafo, gravador e pintor. Em 1923, ingressou como aprendiz na oficinas de arte da Livraria do Globo, onde ilustrou cartazes, capas de livros e contos, como os de Andersen, além da Revista do Globo. Praticante de esportes, ele observava com atenção os movimentos do corpo, imprimindo estilo peculiar aos trabalhos. Faedrich recebeu diversos prêmios como cartazista e foi um dos fundadores da Associação Rio-grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.´ A mostra pode ser visitada até 13 de maio.

Seria bom se os vereadores pegassem o embalo e tirassem da gaveta a aprovada resolução que criou o Dia do Gibi em Porto Alegre...

- João Paulo II, em Cuba

De 23 de abril até 23 de maio, a mostra ´Il Papa a Cuba´ está aberta à visitação pública, em Havana. Trata-se de uma exposição de originais feitos por um dos maiores quadrinhistas da Itália, Sergio Toppi, realizados em 2.000 (ano jubilar, para a Igreja católica), contando a vida de Karol Wojtyla. Os trabalhos já foram publicados em um volume, datado de 2001.

- Zidane em HQ

Zinedine Zidane, o menino de ascendência maghrebina que sempre levou a infância marselhesa no coração, agora tem sua história contada em quadrinhos. A Casterman aceitou o projeto de novatos Alexis Nolent, Marco Venanzi e Michel Pierret e lança no dia 17 de maio o álbum ´Zidane´. Os resenhistas que já tiveram acesso ao trabalho garantem que ele não vai agradar somente aos fãs de futebol. O melhor do álbum é que ele não fala somente dos sucessos de Zidane: o trio de autores mostra os caminhos do garoto até se tornar o exemplo de desportista que é hoje.

- Associação de magistrados lança cartilha em HQs

Resende, o município fluminense que sedia a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), foi palco de uma bela surpresa, na semana do 1º de Maio: a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro lançou uma cartilha em quadrinhos sobre os direitos dos trabalhadores, voltada para os estudantes.

- Ziraldo, Henfil, irmãos Caruso: mostra homenageia Tancredo Neves

Foi aberta no dia 21 de abril (data que marcou os 20 anos do falecimento do político mineiro), uma exposição de charges em homenagem ao presidente Tancredo Neves. Sediada no Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a mostra expõe ilustrações de diferentes momentos da vida de Tancredo Neves e do movimento das ´Diretas Já´. Estão expostos trabalhos de Aroeira, Son Salvador, Ziraldo, Henfil e Paulo e Chico Caruso. A mostra está aberta até o dia 5.

- Jack Chaves continua formando jovens valores

O Espaço Ziraldo Alves Pinto, em Manaus, já soma mais de 5.000 revistas, reunidas (e em boa parte adquiridas), por Jack Chaves. No mês de abril, Jack e seus alunos da Escola Jack Cartoon realizaram mais uma mostra, com 300 trabalhos, entre os quais charges e cartuns sobre política local, nacional e internacional. A partir do dia 26, a mostra foi levada ao ICHL (Instituto de Ciências Humanas e Letras. A exposição é uma prévia do livro ´Do Neoliberalismo à Esperança´, no qual Jack reúne trabalhos realizados desde 1995. e terá vários comentários, como os de Leonel Brizola e do Ziraldo, com o qual Jack trabalhou durante 2 anos.

- Revista de escola pública de Manaus ganha prêmio em concurso da FIOCRUZ

A segunda edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, da FIOCRUZ, prêmio que visa incentivar a capacidade criativa dos alunos e estimular a reflexão sobre ciência, saúde e meio ambiente, teve entre os premiados, uma HQ: O 2º lugar na categoria Arte e Ciências - Ensino Fundamental entre as centenas de trabalhos de todo o Brasil foi para uma revista em quadrinhos realizada pelas alunas Rosane Batista e Tainá do Nascimento, da Escola Municipal Antonina Borges de Sá, que fica na região Leste da capital amazonense.

- 100 brinquedotecas em Fortaleza

O Programa Aprender Brincando vai viabilizar a instalação de 100 brinquedotecas nos Centros de Educação Infantil de Fortaleza. Cada CEI vai receber livros, jogos educativos, carrinhos, bonecas e lápis de cor. Não deixa de ser um belo espaço para a ativa turma de quadrinhos do Ceará buscar a nova administração da cidade e ampliar este espaço...


  facebook

Por: Por Neorama dos Quadrinhos

 

 



Tio Patinhas no traço de Romano Scarpa
 
9e Art
 
Bite Club
Small Hands

Tags :



 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil