HQ NO BRASIL
 
  
 
22/06/2005

A Semana dos Quadrinhos: 13 a 17/6

Semana dos Quadrinhos é um resumo semanal do Neorama dos Quadrinhos que procura, mais do que apontar os sucessos de editores e autores, mostrar os caminhos pelos quais a Arte Sequencial se encontra consigo mesma, com a sociedade e com os leitores, em todo o mundo. 

Este resumo traz, com texto final de Marko Ajdaric, uma consolidação do do que foi publicado nas edições de 13 a 17 de junho de 2005.


Os vencedores do Saló
O 23º Saló Internacional del Cómic de Barcelona (realizado de 9 a 12 de junho) revelou tendências muito variadas entre seus premiados. ´Jimmy Corrigan´, de Chris Ware, foi a obra internacional premiada, ampliando um circuito de premiações que já inclui um American Book Award, um prêmio do jornal londrino The Guardian, um Alph-Art e um prêmio em Angoulême. Ponto para a Planeta deAgostini. A autora revelação foi realmente uma bela surpresa: a basca Raquel Alzate, de Baracaldo (cidade muito ativa na área do cartum). A obra premiada foi Cruz del Sur, com roteiro de Luis Durán. Alzate, que não é novata na Nona Arte, introduziu nos quadrinhos algumas derivações de seu trabalho como artista plástica (escultora) e ilustradora de livros; ponto para a também basca Astiberri.  Miguelanxo Prado, como era previsível, levantou dois prêmios por seu ´La Mansión de los Pampín´: melhor roteiro e melhor obra, duplo ponto para a Norma. Míster K, a nova revista do selo da tradicional El Jueves, acabou escolhida como melhor revista de humor. O melhor fanzine foi o galego BD Banda, dirigido por Kiko da Silva. Carlos Giménez, como vencedor do Grande Prêmio, teve direito a uma mostra intitulada ´Carlos Giménez: una mirada cotidiana y social´, inaugurada no dia 6 e que fica aberta ao público até o dia 10 de julho.  

Owly: a coruja sobe
Divulgada a lista dos vencedores dos 18ºs Prêmios Harvey (Harvey Awards), em Nova Iorque, a premiação de melhor novo talento para Andy Runton, pelos 2 primeiros volumes de Owly (publicada pela Top Shelf). Não deixa de ser uma boa notícia a confirmação de quem uma história em quadrinhos no estilo inocente encontre o reconhecimento da crítica. A melhor forma de conferir os motivos da premiação é ver 15 páginas online do segundo volume, posta no ar pelos colegas de The Broken Frontier. 
http://www.brokenfrontier.com/headlines/details.php?id=330 .

All Star Batman and Robin
A nova série de Batman e Robin, com as assinaturas de Frank Miller e Jim Lee começa a chegar às gibiterias americanas em 13 de julho. O primeiro gibi da versão razoavelmente ´ultimate´ da DC tem o título de ´All Star Batman and Robin, the Boy Wonder #1´ e segue o padrão normal dos gibis americanos: 32 páginas ao preço de 3 dólares. Na série, o Robin volta a ser Dick Grayson, e a série deve ter 6 números, mas pela força da reinvenção das origens e das modificações nos perfis dos personagens, deve alterar razoavelmente a imagem da dupla. O segundo número sai em setembro.

75 anos de Betty Boop
No dia 9 de agosto, a pin-up mais querida das histórias em quadrinhos faz 75 anos. Mas a festa oficial vai acontecer em Montebello, nos dias 16 e 17 de julho, promovida pela Heavenly Choice, a maior loja do mundo especializada em Betty Boop. A programação do festival Betty Boop prevê um concurso de sósias e um de tatuagens. 

Enquanto a Pantera não vem...
O filme da Pantera Cor-de-Rosa com Steve Martin no papel de Inspetor Clouseau não será lançado este ano, por conta da venda da MGM  - produtora do filme - para a Sony, que quer mais tempo para o marketing do lançamento. O mais provável é que o filme estréie em fevereiro de 2006. Mas um belo aperitivo está garantido para sair este ano: Jerry Beck, pesquisador de animação responsável pelos ótimos portais de referência Cartoon Research e  Cartoon Brew (de onde tivemos a oportunidade de trazer a informação sobre os 75 anos de Betty Boop) está lançando o livro ´Pink Panther: the Ultimate Guide´, em julho, pela DK Adult. O guia atualizado em capa dura e 128 páginas estará saindo a U$ 16,50, ou menos. Pelo que conhecemos do trabalho de Beck, é dos melhores presentes que se pode selecionar para alguém que gosta de bom cinema de animação.

Freak Brothers no cinema
Gilbert Shelton - o autor dos Freak Brothers - esteve no Saló de Barcelona e confirmou que os estúdios Bolex Brothers, de Bristol, estão produzindo um filme dos adoráveis e cômicos hippies, utilizando bonecos animados. O narrador será o gato de Fat Freddy. Shelton, que se auto-exilou na França em 1981, por conta da eleição de Ronald Reagan, atualmente trabalha uma série sobre a profissão dos músicos chamada ´Not quite Dead´, que acaba de chegar ao 5º número.  No Brasil, a Conrad lançou ´Fabulous Furry Freak Brothers Vol II: a Viagem Continua´, em maio.

Festival de Neil Gaiman
Além do novo trailer do esperado filme MirrorMask (direção de Dave McKean), no dia 14 e da confirmação de atores do porte de Anthony Hopkins e 4 integrantes do elenco do filme do Quarteto Fantástico no filme ´Beowulf´, cujos textos são de Neil Gaiman e Roger Avary (direção de Robert Zemeckis, que pretende dar ao filme um tratamento visual próximo ao de Roger Avary), temos várias boas novidades de papel do autor inglês que mudou muito dos conceitos sobre quadrinhos nos EUA. No dia 23, chega às gibiterias dos EUA o 1º número de Neverwhere, uma adaptação para os quadrinhos do livro homônimo, pelo selo da Vertigo, com texto de Mike Carey e arte de Glenn Fabry. Em Neverwhere, Gaiman explora aspectos recônditos de Londres, com boas doses de sua singular fantasia. Em setembro, a Dark Horse republica a série ´The Last Temptation´, em preto e branco, com desenhos de Michael Zulli (Sandman), num volume de 104 páginas.

Patolino e Pernalonga voltam
A DC volta a por Patolino e Pernalonga nas estantes americanas; no dia 15, saiu, nos EUA, ´Bugs Bunny Vol. 1: What´s up, Doc?´, usando como mote o mundialmente conhecido bordão do Pernalonga que no Brasil foi traduzido por ´O que é que há, velhinho´. No mesmo dia, saiu o primeiro volume da coleção do Patolino, sob o título de ´Daffy Duck Vol. 1: You´re Despicable! (´Patolino Volume 1: Você é Detestável´). Ambas as séries, com desenhos de David Alvarez, 112 páginas por volume e preço anunciado de 7 dólares por exemplar.

O próximo de Hayao Miyazaki 
A semana também trouxe contornos mais nítidos sobre o próximo filme de animação do mestre Hayao Miyazaki. O Studio Ghibli ainda não confirmou, mas o filme, em fase de planejamento, deve estrear em 2006. No filme, Miyazaki erige uma ponte para a cultura chinesa: trata-se da adaptação de uma novela infantil do escritor Yishu, cujo título se pode traduzir por ´Perdi meu Garoto), em que um menino cardíaco se afasta de sua família e amigos e conhece os mais diversos personagens, inclusive, um elfo.

O novo jogo de Astérix
´Astérix et Obélix XXL2´ é o nome do novo vídeo jogo dos irredutíveis gauleses e que vai rodar em PS2 e em PCs. A Atari, responsável pelo lançamento, informa que colocou uma equipe para pesquisar durante 15 meses os personagens e pretende que o jogo seja, enfim, uma adaptação bastante fiel ao humor de René Goscinny. Vamos torcer que assim seja. Os jogos baseados nas aventuras de Astérix e seus amigos pela Atari já venderam 5.500.000 cópias.

40 anos de Linus
Nenhuma revista mudou tanto o panorama dos quadrinhos italianos quanto a Linus, que completou 40 anos em abril. Para marcar a data, um número especial foi lançado pela Baldini Castoldi Dalai Editore (casa editorial fundada em 1897 e que edita a Linus desde 1995), com 116 páginas, correspondente ao número 481 da revista, mantendo a tradição de pluralidade que marca a trajetória da Linus, desde a estréia com a Turma de Charlie Brown e uma entrevista de Umberto Eco, No número festivo, estão, claro Charlie Brown, Linus e seus amigos e quadrinhos de Dilbert e Doonesbury. 

Belo Horizonte por Miguelanxo Prado
Publicada em maio pela Casterman, ´Nostalgies de Belo Horizonte: Quand j´Étais un autre´´, a obra em que o autor galego se vale de uma visita fictícia de um engenheiro de minas para mostrar, ao seu brilhante modo, a capital de Minas Gerais ganhou as suas primeiras resenhas. Segundo Sceneario, trata-se de um álbum excepcional em que as aquarelas e notas remissivas do autor complementam muito bem o seu olhar de artista sobre a cidade. No Brasil, a obra foi publicada pela Casa 21, através da coleção Cidades Ilustradas, em 2003.

El Mundo dá o troco, para lucro dos espanhóis
Depois que o jornal El País lançou, há coisa de um mês a sua coleção de clássicos dos quadrinhos, o outro jornal de maior tiragem de Madri ´deu o troco´. A partir de 19 de junho, os espanhóis têm um encontro semanal com personagens muito queridos do mundo dos tebeos, criados na fábrica de boas fantasias que foi a catalã Editorial Bruguera, como Mortadelo e Salaminho, Superlópez e Zipi y Zape. O encarte do primeiro número, uma aventura de Mortadelo e Salaminho, teve distribuição gratuita. O preço dos exemplares seguintes, de 192 páginas, aproveita a grande penetração do jornal para chegar a um preço quase simbólico, para os padrões europeus: 2 euros.

V for Vendetta, na estante e rumo ao cinema
A adaptação de V for Vendetta (V de Vingança), apesar dos comentários nada elogiosos de Alan Moore, teve encerradas suas filmagens no dia 9, e está com sua estréia marcada para o dia 4 de novembro. As primeiras imagens já foram divulgadas. Para os apreciadores da obra de Alan Moore e David Lloyd em sua versão mais autoral, a boa notícia é que em setembro, sai uma nova edição em capa dura de ´V for Vendetta´, pela Vertigo, com 296 páginas, ao preço de 30 dólares, com 8 páginas adicionais de desenhos de David Lloyd.  

Romano Scarpa, presente
O Corriere della Sera, o jornal mais vendido da Itália, resolveu homenagear o mestre italiano da Disney, Romano Scarpa, recentemente falecido, com a publicação de alguns  encartes com o título de Topolino Story, com algumas das obras-primas de Scarpa, a partir do dia 9 deste mês. Por baixo, pode-se contabilizar mais 4.000.000 pessoas vendo e folheando o traço inconfundível de Romano Scarpa.

A hora e a vez de Lewis Trondheim
O francês Lewis Trondheim teve dois belos reconhecimentos, neste mês: o primeiro é que a Delcourt vai confiar a Trondheim a direção da sua nova coleção, a Shampooing, que começa a publicar, a partir de outubro títulos do próprio Trondheim como ´Mister i´ e ´O.V.N.I.´, em parceria com Fabrice Parme, e outros títulos. A dupla Parme / Trondheim também estará na televisão: a partir de setembro, a rede France 3 começa a produzir uma versão em desenhos animados de ´Le Roi Catastrophe´ (também editada pela Delcourt), cujo nono álbum foi posto à venda em junho. ´Le Roi Catastrophe´, publicado sempre em álbuns de 30 páginas, desde 2001, trata de um príncipe mimado, suas excentricidades e - como o nome indica - suas derrotas pessoais. A série de TV deve começar a ser exibida em 2007 e também irá ao ar através de uma cadeia canadense. Na Espanha, o selo alternativa Burz Comics lançou recentemente ´Mildiu´, estória de uma rebelião  popular no século XVII em que Mildiu - um gato - e um coelho se vêem alvo de uma engraçadíssima perseguição, com todos o componentes que a arte de Trondheim traz: conhecimento firme dos fundamentos do desenho e traço seguro, associados a uma rara capacidade de contar estórias. Bons motivos pra os portugueses ficarem de olho em Mister I, título que a Vitamina BD anuncia para o segundo semestre. No Brasil, sabe Deus quando teremos oportunidade de conhecer de perto a obra do novo mestre francês. 

A Era de Ouro dos Super-heróis, em exposição
Até o dia 24 de agosto, o William Breman Jewish Heritage Museum, em Atlanta, no sul dos Estados Unidos, sedia a mostra ´The Superhero: the Golden Age of Comic Books, 1938-1950´, onde trabalhos nunca antes expostos e peças de coleções privadas e particulares estão reunidos para mostrar aos mais jovens este período de crescimento da indústria dos comics, fundamental para a afirmação do mercado dos quadrinhos até hoje, nos EUA. Para curar a mostra, ninguém menos do que Jerry Robinson, que - trabalhando juntamente Bob Kane e Bill Finger, os criadores de Batman, foi o quadrinhista responsável, entre outros, por ter idealizado o Coringa. A página eletrônica oficial do museu garante que se trata da primeira exposição que mostra a fundo o período.

A arte de Batman Begins
Depois de ´The Art of the Incredibles´, sobre o filme Os Incríveis,  Mark Cotta Vaz mostra seu senso de oportunidade, mais uma vez, ao publicar ´The Art of Batman Begins´, em capa dura pelo selo da Chronicle Books. As 144 páginas do livro trazem fotos oficiais do filme, da montagem e o roteiro, com 225 ilustrações. O livro saiu no dia 15 e o preços das lojas virtuais estão variando na faixa entre 26 e 30 dólares. Entre as 18 obras anteriores de Cotta Vaz, citamos livros semelhantes sobre Polar Express e vários sobre Star Wars, com tradução em outros idiomas. A Time Warner também colocou no mercado um guia oficial do filme, intitulado ´Batman Begins Official Movie Guide´ com 150 imagens, e preço ao redor de 15 dólares. O videogame do jogo, para PS2, foi lançado no dia 15. 

Novos CDs do Superman
A caixa de 3 áudio-CDs ´Superman Lives!´ é a mais nova peça de coleção do Homem de Aço indicada pela própria Superman Homepage. Lançado pela Time Warner no dia 1º, os CDs, de 1 hora cada, trazem  várias estórias do Super-Homem narradas por dubladores. O responsável pela obra é Mike Carlin, editor da DC Comics. A caixa está sendo vendida por 23 dólares.

A volta de Astro City
O 1º gibi de ´Astro City: the Dark Age´ a nova série de Kurt Busiek pela WildStorm, chega às gibiterias americanas no dia 22. Num arco de 4 gibis, o selo garante que estará a mais ambiciosa saga da série que completa 10 anos em 2005). Astro City é uma das mais premiadas séries da Nona Arte e aproxima os super-heróis da vida real, a começar pelo título, que denota que o convívio (bom e ruim) é o centro das atenções. Na série de 16 gibis, . O time se mantem o mesmo, com artes de Brent Anderson e capa de Alex Ross. O próprio Busiek adverte: Astro City não é uma HQ tradicional de super-heróis. Exatamente por que todos os habitantes da cidade têm superpoderes, a série procura debater, sem se fixar neste ou naquele personagem, como seria a vida se todos tivéssemos superpoderes. Para quem conhece a série, a principal mudança é exatamente que a série será desenvolvida em arcos...  

Aí vem o Motoqueiro Fantasma
As datas em todo o Mundo de estréia do filme do Motoqueiro Fantasma já foram publicadas. O site oficial do filme, da Sony Pictures, informa que o filme terá lançamento no Brasil no mesmo dia dos EUA: 4 de agosto de 2006. 

Marvel e Star Wars em livros da DK
Dan Jurgens (Superman, Thor e Tomb Raider) é o autor de ´How to Draw Marvel Characters´, um guia para desenhar personagens dentro dos cânones da Marvel que deve chegar às gibiterias e lojas especializadas em janeiro de 2006, pela editora DK (Dorling Kindersley), que tem várias áreas de interesse e filiais em 4 países. O livro em capa dura, de 96 páginas, tem o preço anunciado de 20 dólares. Em fevereiro, a DK lança ´Avengers: the Ultimate Guide´, livro ilustrado com capa dura que promete trazer ´tudo´ sobre os Vingadores, em 128 páginas, por 25 dólares. Explorando o filão de filme ´Star Wars: Episódio III´, já foram lançados 5 livros pela DK, sendo que ´Star Wars Revenge of the Sith: The Visual Dictionary´ de autoria de James Luceno, figurou entre os mais vendidos, nos EUA. 

A volta da Jungle en Folie
A deliciosa série de humor criada por Christian Godard (arte) e Mic Delinx (roteiros) na revista Pif, em 1970, e que rapidamente se tornou um clássico da bande dessinée volta a ser publicada, pelo selo da Soleil. A volta da baguncadissima turma de animais se dá 2 anos depois do falecimento de Delinx. Mircea Arapu, com inúmeras colaborações na Pif, e também pesquisador da Nona Arte, tendo sido co-autor, com Claude Moliterni, de Histoire Mondiale de la Bande Dessinée´ foi o escolhido para a difícil tarefa. O primeiro volume, ´Il Était une Fois le Tuyeti´, que acaba sendo o 21º álbum da Selva em Festa saiu à venda no dia 8, dentro do padrão de álbuns de BD: 44 páginas, ao preço de 9,45 euros. 

A volta do Tarzan de Joe Kubert
Joe Kubert realizou vários gibis de Tarzan nos anos 70, pela DC Comics, com muito bom resultado. A Dark Horse agora vai dar a oportunidade aos mais jovens de conhecer esta fase do Tarzan: um primeiro volume, em capa dura, contendo 8 revistas da série, será posto à venda no final de outubro, com o título de Tarzan: ´The Joe Kubert Years Volume 1´. Com introdução do próprio Kubert, a obra, de 200 páginas, tem preço anunciado de 50 dólares.

100.000.000 Pokémons
Pikachu está dando pulos de contente com a popularidade de sua turma: a Nintendo anunciou que já vendeu 100.000.000 cópias de videojogos baseados em Pokémon (em vários suportes). Na Nintendo, só Mario Bros vendeu mais cópias que Pokémon. Com certeza, o fato vai aquecer a promoção do filme ´Pokémon 4Ever´, que chega ao Brasil em julho.

El Eternauta já voa pelas telonas
Dois valencianos acabaram se antecipando ao projeto de Francisco Solano López (noticiado no resumo do Neorama), e terminaram a produção de ´El Eternauta´, um filme de uma hora e meia de duração, fruto de um projeto de 10 anos, que começou a ser exibido em maio. César Novella e Juan Carlos Lacomba, os diretores, afirmam que o filme, baseado na imortal HQ dos argentinos Hector German Oesterheld e Francisco Solano Lopez, procuraram ressaltar, entre os vários traços humanistas do personagem a busca do conhecimento como caminho para a verdadeira sabedoria. A notícia pegou de surpresa até a ativíssima lista de discussão sobre o personagem, mas foi muitíssimo bem vinda.

Uma valente ousadia
Depois do selo paraibano Marca de Fantasia lançar ´Algumas Leituras de Príncipe Valente´, de Edgard Guimarães, chega, desde Póvoa de Varzim (aprazível cidade a 30 quilômetros ao norte do Porto), a confirmação de que o belo legado de Hal Foster não está esquecido em língua portuguesa. A Livros de Papel publicou o 1º volume de uma coleção de 22 obras com pranchas restauradas ou reproduzidas de provas fornecidas pelo próprio King Features Syndicate. Com 112 páginas em preto e branco, o volume tem preço anunciado de 25 euros. Endereço: Apartado 222, 4490 Póvoa de Varzim (Portugal).

Uma semana de novidades para quem ilustra
A Microsoft confirmou estréia no campo da edição digital, lançando o Acrylic, programa que pretende competir com o Adobe Photoshop. Segundo a empresa, o Acrylic é  uma ferramenta para quem ilustra ´que proporciona emocionantes possibilidades criativas´. Outra novidade da Microsoft é o anúncio de que o Longhorn (A nova versão do Windows XP) oferecerá suporte para imagens en formato RAW, que permite o processamento diretamente no PC, permitindo um maior controle sobre as cores. A versão beta pode ser usada livremente por 180 dias. Por sua vez, a Adobe lança o Creative Suite 2 no Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia, Venezuela e Peru (Em São Paulo, o lançamento é no dia 23), cuja grande novidade é a possibilidade de criara diretamente artes para celulares.

Moçambicano ilustra livro de Madonna
Rui Paes, nascido em Moçambique e radicado em Cambridge, é o autor das ilustrações do novo livro infantil de Madonna, ´Pipas de Massa´, já com versões publicadas ou no prelo em inúmeros idiomas. A escolha de Madonna acabou revelando um apuradíssimo critério artístico. Paes conta que trabalhou com afinco por 14 meses na obra, até por saber que o público infantil é extremamente exigente, e que a sua cliente foi extremamente exigente. O resultado, revelado por algumas resenhas, é que as ilustrações são melhores que o texto. Uma lição que fica do episódio é a forma como Paes foi descoberto: por uma ilustração no New York Times, que, pelo menos em termos de arte, não mostra só ´mais do mesmo´, permitindo o fechamento de circuitos como este.


  facebook

Por: Marko Ajdaric, responsável pelo Neorama dos Quadrinhos

 

 



The Art of Batman Begins
 
Tarzan, de Joe Kubert
 
Owly, de Andy Runton
Superman Lives


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil